- A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), lança o projeto HQ Ceará, de coautoria de Regina Ribeiro e Raymundo Netto.
- As inscrições gratuitas estão abertas para o "Curso Básico de Histórias em Quadrinhos".
- Os fascículos, com 16 páginas cada, e a capa colecionadora são encartados no O POVO semanalmente, às terças-feiras (começou dia nove de agosto).
- Nos dias de distribuição dos cadernos a TV O POVO (canal 48 - 23 Multiplay - 24 Net) também exibirá um programa de 15 minutos sobre o assunto da semana, sempre às 13 horas.
- As reprises ocorrem no dia seguinte, às 8 horas da manhã.
- As inscrições do “Curso Básico de Histórias em Quadrinhos” podem ser realizadas no site: fdr.org.br/uane/hqceara, endereço que conterá todos os fascículos (em formato PDF) e todas as videoaulas, além de programação de oficinas, palestras, shows, cursos, lançamentos e outras novidades do projeto.
- A coordenação geral e editorial do projeto é de Raymundo Netto, que também escreve nos fascículos, e o conteúdo das edições tem curadoria de Daniel Brandão, professor de um dos mais bem- sucedidos cursos de desenho de Fortaleza.
- O projeto gráfico tem a assinatura de Amaurício Cortez, Welton Travassos e Karlson Gracie, que integram o Núcleo de Design Editoral (NDE) da FDR.
- Já as ilustrações são do cartunista Guabiras.
- “Nós reunimos cerca de 23 quadrinistas aqui do Ceará, os maiores nomes do estado em áreas distintas: desenho, roteiro, criação de personagens, mangás, letreiristas, editores etc. Vamos abordar temas como linguagem, produção, narrativa, desenho, tirinhas, o mercado em geral dos quadrinhos, o uso de cores, entre outros assuntos”, explica Raymundo Netto, coordenador geral do projeto.
- O “Curso Básico de Quadrinhos” segue até 25 de outubro, dia da publicação do último fascículo.
- Cursos e oficinas presenciais – além da veiculação dos fascículos e programas de TV, começaram ontem os cursos e oficinas presenciais, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.
- As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site: edicoesdemocritorocha.com.br (em “Minicursos/Eventos”). São 40 vagas por ação.
- Roteiro para HQs, Desenho para Quadrinhos e Arte final são os temas a serem ofertados nos cursos.
- Já as oficinas serão de Desenho de Cartum, Roteiro para HQ, Desenho de mangá, Desenho de super heróis, Narrativa para quadrinhos e Tirinhas (HQ).
- Em breve, serão lançados uma exposição, uma antologia e um documentário sobre os Quadrinhos Cearenses, além de shows musicais e realização de palestras.
- Temas e autores dos fascículos
- 1. A linguagem e os princípios da produção em HQs - Daniel Brandão
- 2. Roteiro e narrativa - Zé Wellington e Ricardo Jorge
- 3. Criação e desenvolvimento de personagens - J.J. Marreiro e Thyago Cabral
- 4. Composição para quadrinhos - João Belo Jr. e Júlio Belo
- 5. Imagens: estilos e possibilidades Jean Sinclair (desenhos de Walber Feijó, Cristiano Lopez, Dharilya e Walter Geovani)
- 6. Tiras - Waldemar Lene Chaves
- 7. Quadrinhos alternativos - Débora Santos, Weaver Lima e Sirlanney
- 8. Balonamento, tipografia e onomatopeia - Luís Carlos Sousa
- 9. Arte-final: tradicional e digital - Mano Araújo e Rafael Dantas
- 10. Cores para quadrinhos - Dharilya Sales e Robson Albuquerque
- 11. Edição - Fernando Lima e Talles Rodrigues
- 12. Mercado de HQs - Pedro Brandão
- SERVIÇO
- Curso Básico de Quadrinhos
- Inscrições: fdr.org.br/uane/hqceara
- No O POVO: Fascículos todas as terças.
- Videoaulas na TV O POVO: às terças, às 13 horas, e reprise às quartas, às 8 horas
- Cursos presenciais: Até seis de setembro, no Espaço O POVO de Cultura & Arte
- Inscrições gratuitas pelo site: edicoesdemocritorocha.com.br
O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...
Comentários
Postar um comentário