Um grupo de 30 estudantes e um professor do curso de Engenharia Agronômica, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), visitaram o Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba, localizado no município de Juazeiro, no norte da Bahia, na última terça-feira (19). Eles conheceram de perto as atividades realizadas pela assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) que vêm melhorando a vida de pequenos e grandes produtores rurais.
Inicialmente, foi dada uma palestra pelo técnico agrícola Marcelino Ferreira de Souza sobre as principais atividades de assistência técnica e expansão rural na cultura da mangueira. Segundo o técnico, esse é o cultivo que traz mais lucros aos produtores da região.
Foram também abordados os principais tipos de manga produzidas no local - Tommy, Palmer, Kent e Keitt - , além das principais pragas e doenças encontradas nos cultivos, como trípes, lagarta, mosca das frutas, antracnose e oídio, bem como o tratamento para mitigar os danos que elas podem causar.
Em seguida, o grupo foi conduzido para um lote de irrigação de manga, onde puderam visualizar os tipos de solo, a variação das mangas e como são realizados os tratamentos fitossanitários.
A visita em campo contou com o acompanhamento dos técnicos agrícolas Derivaldo Medrado, Jailson Oliveira e Saulo Nepomuceno, que promoveram debates acerca desses temas e tiraram as dúvidas dos alunos.
Para a estudante Janaina Martins de Souza, que cursa o oitavo semestre de Engenharia Agronômica, o vinculo entre os técnicos e os produtores rurais favorece não só o trabalhador, mas toda a comunidade. Segundo ela, o apoio que a Codevasf vem dando aos pequenos e grandes produtores é fundamental para o desenvolvimento da região desde o fornecimento e manutenção da água até capacitação dos trabalhadores.
Segundo a estudante Renata de Araujo Silva, no Ceará existe uma grande dificuldade na capitação e manejo da água do rio. “O perímetro de Maniçoba é bastante privilegiado pelo rio São Francisco.Conhecer a diversidade do trabalho realizado no distrito foi bastante gratificante”, avalia a estudante.
Márcio Douglas de Oliveira, que também esteve na visita,mostrou-se bastante satisfeito com toda obra. “As ações da assistência técnica melhoram a vida dos produtores. Podemos ver isso pelos resultados obtidos. Fiquei muito interessado, principalmente em atuar nessa área, e quem sabe um dia nessa Companhia, que vem trazendo tantos benefícios à população”, afirmou o universitário.
Segundo dados do Distrito de Irrigação do Perímetro da Maniçoba, dos 326 lotes, 40% já se encontram com sistema de irrigação modernizado, que facilita a produção dos trabalhadores rurais, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento da região.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 – 4758//4769
E-mail: imprensa@codevasf.gov.br
Gmail: imprensa.codevasf@gmail.com
Comentários
Postar um comentário