Três obras do pintor, desenhista e gravador cearense, Raimundo Cela, pertencentes ao acervo do Banco do Nordeste, foram cedidas à exposição "Raimundo Cela - Um mestre brasileiro", em cartaz em São Paulo (SP), no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), até 24 de julho. São elas: "Jangadeiros em Palestra" (óleo sobre madeira), "Ilha da Boa Viagem" (Aquarela sobre papel) e "Arrebentação" (óleo sobre madeira).
A exposição reúne 120 obras, uma retrospectiva que apresenta o percurso do artista desde suas obras acadêmicas até os últimos trabalhos. Com “Jangadeiros em Palestra”, adquirido pelo Banco em 1956, por exemplo, Raimundo Cela obteve aprovação na disciplina de perspectiva da Escola de Belas Arte do Rio de Janeiro, em 1949.
Raimundo Cela aproveitou toda a luminosidade do Ceará em suas telas. Nelas, ganham força jangadeiros, vaqueiros, cangaceiros e outras figuras de expressão popular, que ainda hoje povoam o imaginário cearense.
Coleção Banco do Nordeste
A coleção Banco do Nordeste é formada por quase mil obras de artistas brasileiros, todas catalogadas e fotografadas, que permitem conhecer a diversidade da arte, sobretudo a nordestina. Ela é composta, na sua grande maioria, por artistas brasileiros modernos e contemporâneos.
|
O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...
Comentários
Postar um comentário