De 17 de maio a dois de junho, acontecerá o Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas. Para participar, os interessados devem realizar sua inscrição no site da Fundação Sintaf, www.fundacaosintaf.org.br, e doar dois livros de literatura infanto-juvenil para a biblioteca da Comunidade do Poço da Draga, que podem ser entregues no primeiro dia da capacitação. O número de vagas é limitado.
O curso é uma realização da Fundação Sintaf e o Centro Regional do Ceará da Escola de Administração Fazendária (Esaf), com apoio do Sindifisco Nacional – DS/Ceará, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria das Finanças da Prefeitura de Fortaleza (Sefin), Receita Federal do Brasil, Sindicato dos Fazendários (Sintaf), e Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC).
O objetivo do curso é propiciar aos profissionais de comunicação conhecimento especializado na área fiscal, facilitando a difusão de informações que possibilitem a constituição da consciência cidadã, e a abordagem de aspectos relacionados às Finanças Públicas e à Educação Fiscal. Dessa forma, a capacitação é voltada para jornalistas de impresso, tv e rádio, assessores de comunicação e demais profissionais da área.
As aulas acontecerão no período da manhã, na Esaf-Ce, com aulas expositivas e debate interativo sobre os temas envolvidos. O curso será ministrado por profissionais com pós-graduação em Economia, Direito e Contabilidade, além de professores universitários e servidores da administração tributária das três esferas de governo. Serão utilizadas nas aulas, também, matérias publicadas em veículos de comunicação, com intuito de contextualizar os assuntos abordados e relacioná-los com as atividades dos jornalistas.
Os participantes, que obtiverem 75% de frequência, receberão certificados emitidos pela Esaf, em parceria com a Fundação Sintaf, com carga horária de 30h.
Serviço
Curso: Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas.
Dias e horário: 17 de maio a 2 de junho, das 8h30 às 12h.
Local: Esaf-Ce, localizada na Rua Barão de Aracati, nº 909, 1º andar, Aldeota.
Contato: (85) 3223.6644/ (85) 992232180/ fundacao@fundacaosintaf.org. br/ Fanpage: Fundação Sintaf/ Instagram: @fundacaosintaf
Fundação Sintaf
A Fundação Sintaf é uma instituição de ensino e pesquisa que foi constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). A entidade atua diretamente ou mediante parcerias feitas com entidades públicas e privadas, voluntários e colaboradores, desenvolve ações de cunho técnico, científico e de responsabilidade socioambiental.
Programação
1º dia (17/05)
8:30h-9:30h: Abertura e apresentação do Curso (Representantes das instituições parceiras)
10h: Palestra inaugural (videoconferência) - Diante da atual conjuntura econômica, qual é a relação da crise fiscal com a cidadania?
Videoconferencista: José Roberto Afonso (economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV)
Moderador: João Batista Barros da Silva Filho (Superintendente Regional da Receita Federal da 3a Região)
Debatedor: Marcelo Lettieri (Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)
2º dia (18/05)
8:30h-10h: Quem paga a conta da tributação no Brasil? (Marcelo Lettieri -Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)
10:30h-12h: O que está por trás das reformas tributárias? (Marcelo Lettieri - Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)
3º dia (19/05)
8:30h-10h: Mesa redonda – É possível a Educação Fiscal em tempos de crise? (Fátima Gondim – Sefin/FOR; Imaculada Vidal – Sefaz/CE e Paulo Régis Arcanjo – RFB/CE)
10h30-12h: O tributo pode ser utilizado para proteger o meio ambiente? (Fernanda Pacobahyba / Sefaz-CE / Professora da Unifor e Germana Belchior / Sefaz-CE; Fundação Sintaf e Professora da FA7)
4º dia (24/05)
8:30h-12h: Como se dá o debate do equilíbrio previdenciário? (João Luís Gondim – Superintendente Adjunto da Receita Federal e Gilson Fernando – Auditor Fiscal da Receita Federal Aposentado/CE)
5º dia (25/05)
8:30h-10h – O que o TCE tem feito para contribuir com a transparência da gestão fiscal? (Edilberto Pontes Lima - Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará -TCE)
10:30h-12h: Como exercer o controle social das contas públicas? (Dionísio Carvalhedo Barbosa – Auditor Fiscal da RFB)
6º dia (31/05)
8:30h-12h: Como funcionam os Fiscos no Brasil?
8:30h às 9:30h – Jurandir Gurgel Gondim Filho (Secretário das Finanças de Fortaleza)
9:30h às 10:30h – Carlos Mauro Benevides Filho (Secretário da Fazenda do Estado do Ceará)
11h às 12h – João Batista Barros da Silva Filho (Superintendente Regional da Receita Federal da 3a Região)
7º dia (01/06)
8:30-10h: O que o Governo nos conta na Contabilidade Pública? (Saulo Braga / Auditor Contábil-Financeiro da Sefaz/CE e Diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Sintaf)
10:30h-12h: Incentivos fiscais: quem precisa? Vale a pena tributar o sal? (Alexandre Cialdini / Auditor Fiscal da Sefaz/CE; Presidente do Conselho Curador da Fundação Sintaf e Professor Universitário)
8º dia (02/06)
8:30h-10h: Como medir a pobreza e desigualdade? Esse é um problema para o desenvolvimento ou é possível desenvolver com pobreza e desigualdade? (Flávio Ataliba / Diretor Geral do Ipece e Professor do Caen/UFC)
10:30h-12h: Para que um Observatório de Finanças Públicas do Ceará? (Carlos Eduardo Marino; Germana Belchior e Lúcio Maia / Pesquisadores do Ofice / Fundação Sintaf)
Comentários
Postar um comentário