Uma delegação do Governo Federal da Nigéria estará nas próximas segunda (2) e terça-feira (3), em Fortaleza, para reuniões com a Secretaria das Cidades e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A visita tem como objetivo apresentar o funcionamento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado aos nigerianos para que sirvam de referência na reformulação destes serviços no país africano.
A missão, que se reúne inicialmente na sede da Cagece, terá encontros com o secretário das Cidades, Lucio Gomes, o presidente da Companhia, Neuri Freitas, e com o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos e Delegados do Ceará (Arce), Adriano Costa. Também serão realizadas visitas técnicas ao Laboratório Central da Cagece e à Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Aldemir Martins, com o objetivo de conhecer como o Estado atua no controle da qualidade da água que é distribuída, o processo de medição do consumo por meio de hidrômetros e o funcionamento do tratamento de esgoto.
A missão é motivada pelo "Terceiro Projeto Nacional de Reforma da Água no Setor Urbano", que consiste em uma ação do Governo Federal nigeriano, financiada pelo Banco Mundial no valor de US$ 250 milhões, que vem reformulando os serviços de água no País. Dentre as prioridades do projeto estão investir em ferramentas para capacitação dos usuários e prestadores de serviço, além de proporcionar a melhoria da autonomia financeira das Agências de Água do Estado para reduzir a sua dependência de governos estaduais.
Depois de Fortaleza, a delegação irá até Brasília e São Paulo se reunir com o Ministério das Cidades e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre outras autoridades na área de Saneamento do país.
SERVIÇO
Encontro delegação Governo Federal da Nigéria
Quando: 2 e 3/5/2016
Confira a programação do primeiro dia
10h – Secretaria das Cidades com o secretário Lúcio Gomes;
11h-12h – Visita ao laboratório Central da Cagece;
14h-18h – Reunião na Cagece com participação do presidente e diretores da companhia, além do presidente e representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
Comentários
Postar um comentário