Um gosto familiar
Livro registra a tradição de famílias cearenses em torno da mesa. Lançamento acontece hoje, no Ideal Clube
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
Flávio Augusto Pintoflavioaugusto@opovo.com.br
A hora das refeições pode ter um significado especial para muitas pessoas. Há famílias que guardam, geração a geração, a rotina de se reunir ao redor da mesa para degustar pratos e mais, compartilhar histórias. O registro dessas tradições está no livro Memória Gastronômica de Famílias Cearenses, assinado pela jornalista do O POVO, Lêda Maria. Com apresentação de Junior Bonfim, presidente da Academia Metropolitana de Letras, a obra será lançada hoje, em evento para convidados no Salão Nobre do Ideal Clube, às 19 horas. O lançamento também integra a programação de aniversário dos 88 anos de fundação do jornal O POVO.
Publicado pelas Edições Demócrito Rocha, o livro apresenta 12 famílias do Ceará que fizeram dos almoços ou jantares semanais uma cerimônia especial. Abelardo Targino, Cassandra Cavalcante, Ignez Fiúza, Beatriz Philomeno Gomes, Tane Albuquerque, Roberto Macedo, Pio Rodrigues, Mana Holanda, Cybele Pontes, Maria José Farias Machado, Maria José Emygdio e Nadja Parente abrem suas casas e contam histórias familiares em torno da mesa. Cada família elegeu suas receitas especiais, sempre uma doce e uma salgada, seguidas de um “passo a passo” sobre a elaboração dos pratos.
Para escolher os protagonistas das histórias, Lêda optou pela diversidade. “Além de apresentar as tradicionais famílias, onde as matriarcas se envolvem na elaboração de receitas, busquei os pais chefes de cozinha para mostrar um outro lado da gastronomia”, conta. Para a designer de joias Susane Farias, o livro apresenta uma junção muito interessante de curiosidades e momentos de afeto. “Os pratos acabam reunindo os familiares, serve como manutenção da família”. Na publicação, Susane, que é filha de Maria José Machado, apresenta um prato de bacalhau, arroz carreteiro e arroz “lobão”, além de histórias particulares da matriarca.
Todas as imagens de Memória Gastronômica de Famílias Cearenses foram feitas pelo fotógrafo Roberto Kennedy. “No livro, a expressão ‘comer com os olhos’ é levada ao pé da letra”, explica Kennedy, ressaltando que o trabalho com imagens em perspectiva aérea ajuda a trazer a riqueza de detalhes das iguarias.
Outro aspecto importante que Lêda Maria ressalta é que a publicação não possui nenhum “preconceito gastronômico”. “A gente trabalha com furtos do mar e temperos asiáticos, mas sem abandonar um baião de dois ou um pudim de leite”, explica. Para ela, uma das missões do projeto é reconhecer e celebrar a cozinha local, quase sempre abandonada. “O que é triste, já que o Ceará tem dezenas de bons e novos restaurantes, além ingredientes espetaculares”, finaliza.
A demanda de famílias interessadas em participar do projeto foi tanta que Lêda já está preparando a segunda edição do livro, “com mais pratos e novas histórias, só que com a mesma união”, conclui.
SERVIÇO
Lançamento Memória Gastronômica de Famílias Cearenses (de Lêda Maria)
Quando: hoje, às 19 horas
Onde: Salão nobre do Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381 - Meireles)
Preço: R$ 99,90
159 páginas
Edições Demócrito RochaPreço: R$ 99,90
159 páginas
Após o lançamento, o livro estará disponível para venda na Livraria Dummar (Av. Aguanambi, 282 A)
Site: livrariadummar.com.br
Comentários
Postar um comentário