O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou ontem de encontro com empresários junto à comitiva presidencial, em viagem oficial à Suécia. Na pauta, a renovação de parcerias estratégicas para o Brasil. Recentemente, o governo brasileiro fechou acordo para a compra de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e abriu caminho para discussão de novos acordos bilaterais na área comercial, tecnológica, científica e educacional entre os dois países.
Atualmente existem 200 companhias suecas instaladas no Brasil, que empregam 70 mil trabalhadores. Um dos maiores interesses são acordos na área de etanol de segunda geração (celulósico). Atualmente a Suécia é o único país europeu que tem interesse no etanol proveniente da cana-de-açúcar. A visita também inclui o Porto Real de Estocolmo para conhecer a área revitalizada, o Instituto Real de Tecnologia onde estudam brasileiros pelo Ciência Sem Fronteiras e as instalações da Saab, onde serão produzidos os caças para o Brasil.
A comitiva presidencial também passou pela Finlândia, onde há interesse do governo brasileiro em cooperação na área educacional para trazer experiências exitosas para o Brasil, principalmente na educação primária. No país também serão discutidos outros temas de interesse bilateral e comercial, como ciência e tecnologia, bioenergia e participação de empresas finlandesas em projetos de investimentos no Brasil.
Alysson Oliveira/Assessoria de Comunicação.
Comentários
Postar um comentário