A Embrapa Agroindustrial Tropical realiza, entre os dias 5 a 30 de outubro, o 5°curso internacional de caju.
Participam 17 técnicos de Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Colômbia, Venezuela e Timor Leste.
Essa edição encerra um ciclo de capacitações que, desde 2011, atendeu mais de 80 técnicos de 11 países da África, América Latina, América Central e Ásia.
Com carga horária de 160 horas, o treinamento será dividido em quatro módulos e abordará os temas cadeia agroindustrial, melhoramento genético, práticas culturais do sistema de produção, pragas e doenças, colheita e pós-colheita e processamento industrial.
Na programação também estão incluídas visitas a plantios comerciais, a indústrias, além da participação na 12º Feira Caju Nordeste.
Cinco técnicos que participaram anteriormente do curso compartilharão as experiências desenvolvidas e aplicadas em seus países de origem.
Haverá também um seminário de avaliação do projeto.
O curso é realizado por meio de parceria entre a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embrapa Agroindustrial Tropical.
A Embrapa foi escolhida para realização dos treinamentos por apresentar atuação forte na cajucultura brasileira, com contribuições valiosas para o agronegócio do caju.
A Empresa desenvolveu tecnologias para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e subprodutos da cajucultura, com a introdução de novos clones, ações para a melhoria do sistema de produção, renovação de pomares pelo método da substituição de copas, controle fitossanitário, melhoria das técnicas da colheita e da pós-colheita e do processamento industrial da castanha e do pedúnculo do caju.
Comentários
Postar um comentário