Chegou a reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio. Para preparar os 166 mil alunos da rede estadual que farão provas neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desenvolve o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. As ações começaram em janeiro passado e seguem até o ingresso dos alunos no ensino superior. Mas antes, haverá a etapa "Dia E", um conjunto de ações que garantirá transporte para estudantes da Capital e do Interior, além de alimentação e hospedagem para os inscritos que precisam se deslocar para municípios de difícil acesso. Estão inscritos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos.
Outro serviço previsto são os pontos de apoio, distribuídos em locais estratégicos em todo o Estado. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus. Para garantir esse atendimento nos dias do Exame, Seduc, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) tomam todas as providências.
Escolas
Nas escolas, prosseguem as atividades de preparação e incentivo. No Liceu do Conjunto Ceará, os profissionais estarão reunidos nesta quinta-feira, dia 22, com os alunos para uma Conversa sobre o Enem. Hoje é dedicado às ações culturais e palestras para motivar os participantes. Em cada canto do Liceu, foi colocada uma dica especial sobre o Exame e os alunos dos primeiros anos do ensino médio fizeram um mural de mensagens para os colegas inscritos. São textos de incentivo como o da turma do 1º ano G que diz: "Nós desejamos à todos do 2º ano G Boa sorte! Que vocês realizem todos os seus sonhos, e somos muito gratos à todos vocês. Família G". Ou individuais como o da Glenda, do 1º H, para o Márcio Bruno, do 2º G: " Desejo que você tenha muito sucesso noEnem, e na sua vida, que no dia do Enem você lembre que isso é um passo muito importante."
Atividades
A professora de Língua Portuguesa, Renata da Costa Alves , trabalha no Liceu do Conjunto Ceará e coordena o Laboratório de Redação. Na quarta-feira, dia 21, à noite, ministrou um aulão para os alunos que farão o Exame. Ela diz que o objetivo é deixá-los mais seguros para os dias de prova relembrando o que já foi feito até agora, além de algumas orientações. "Uma delas pode parecer clichê mas é fundamental. Ler com muita atenção a proposta completa. Em seguida, construir a tese, pensando sobre o que mais o aluno quer chamar a atenção e depois, utilizando o rascunho, organizar as ideias, sempre com no máximo três argumentos", reforça a professora.
Renata defende que a redação depende de fatores como com a maturidade, o conhecimento de mundo e por isso, a produção textual varia de acordo com o redator. Outra estratégia importante também feita durante as aulas é a leitura do texto em voz alta para que cada um descubra o que precisa melhorar na redação. "Lá (no Enem) eles não vão poder fazer essa leitura mas, na medida do possível, e com cuidado para não atrapalhar, podem utilizar esse método".
A aluna Bruna Colaço, do 3º ano, no Liceu do Conjunto Ceará, vem se preparando e aproveita essas oportunidades. Para ela, o momento também é de revisão e resolução de questões. "O Liceu entregou a coletânea de provas já realizadas e estou estudando" - ressalta a aluna que quer ser médica, nas horas vagas assiste filmes em Inglês para melhorar seu desempenho e gosta de ler livros científicos e de Filosofia. "Mesmo de folga, aproveito para ganhar mais conhecimentos".
Nycole Lúcio, também é do 3º ano do Liceu do Conjunto Ceará, diminuiu a carga horária de estudos para resolver questões de exames anteriores. E quando não está se preparando, também procura se divertir. “Adoro cinema e assistir filmes é a forma de sair, mas só um pouco, do Enem”. Ela está em dúvida sobre cursar Medicina ou Cinema e Audiovisual.
Aulões de Véspera e Fogos
Na Escola Adauto Bezerra, em Fortaleza, acontecem os aulões no contraturno e as Oficinas de Redação, espaço em que os professores corrigem as provas e os alunos reescrevem seus textos para melhorar a produção textual. Ontem e hoje aconteceram os aulões de véspera com dicas dos professores de todas as disciplinas e uma mensagem de incentivo de cada um. Houve ainda queima de fogos e momentos de motivação.
Lá, aluna Roberta da Silva Almeida, do 3º ano, destaca que essa semana inteira é de revisões. “Nesse momento, o aluno pode optar por assistir aulas das disciplinas que ainda sente alguma dificuldade”. Para aliviar a tensão nesta reta final, ela diz que utiliza um tempo de cada dia para fazer algo que gosta. “Estamos nervosos, mas não vamos deixar que isso tome conta da gente para não atrapalhar as provas” - explica Roberta que quer psicóloga.
Dellan Barbosa de Lima, também aluno do 3º ano do Adauto Bezerra, concorda que agora é hora da revisão. “Estou centrando esforços na área de Humanas, por isso, optei pelas aulas de Geografia e História. Nessa última semana, acho que não vou conseguir aprender coisas que deveria ter aprendido ao longo do ano”. Para descontrair, Dellan aposta nos jogos de vídeo games e nas séries de TV. Ele pretende fazer Odontologia.
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação - Seduc
Jacqueline Cavalcante - (85) 3101.3972 | 98845.5185
Comentários
Postar um comentário