O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) entregou, na manhã de ontem, as primeiras, de um total de 32 casas, do projeto “Vila dos Pescadores”, na região do Vila do Mar. As seis famílias, que tiveram que ser realocadas para dar continuidade ao projeto municipal, receberam as novas casas na região que viviam, uma ação sensível as peculiaridades daqueles que tem na cultura do mar o principal meio de sobrevivência.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, “a ideia é que as pessoas que vivem economicamente da pesca, nesse processo de construção do Vila do Mar, pudessem permanecer na comunidade. Estamos cumprindo nosso compromisso de mantê-los na comunidade. São casas que em metragem mantém mais ou menos a de uma casa popular do Minha Casa Minha Vida, com dois quartos, banheiro e sala. A gente entrega hoje as seis primeiras e a expectativa é que em abril, ou maio do próximo ano estejamos entregando as outras 26, garantindo que toda a vila de pescadores permaneça aqui”, afirmou.
O pescador Francisco Cézar Curvelo, de 32 anos, pai de um casal de filhos, sempre viveu na região e recebeu com felicidade a nova moradia. “Morávamos próximo da avenida do Vila do Mar, mas, com as obras, tivemos que ceder o espaço que vivíamos, mas teve esse projeto para os pescadores. Agradecemos a Deus e a Prefeitura por essa casa, aqui está bom demais. Perto do nosso trabalho, acordo cedinho, às 4h30min, a casa é bem novinha, pintada. Enfim, hoje mesmo a gente já quer se mudar”, disse.
Antônia das Graças de Oliveira, 36 anos, mãe de dois filhos, sendo um deles, uma jovem com deficiência, contou que com a nova habitação e a permanência no mesmo bairro, poderá manter todas as facilidades para o tratamento adequado à filha especial. “Graças a Deus, a Prefeitura nos manteve aqui e fica tudo mais fácil. Aqui no bairro, ela faz a fisioterapia na Vovó Marieta, vai para o colégio Dom Hélio, faz todo o tratamento próximo. Ficou até melhor, porque quando quisermos pegar o ônibus, pegamos em frente da escola. Para mim tudo isso é uma vitória, uma bênção de Deus”, declarou.
Para a secretária Eliana Gomes, da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), a entrega das primeiras casas é um momento de muita alegria para a comunidade de pescadores. “Nós compreendemos que os pescadores ganham o pão de cada dia com a sua pesca, por isso acreditamos que eles têm que permanecer aqui no local. Realizar o sonho deles nos dá muita alegria, é a conquista de uma luta. O projeto Vila do Mar não é apenas a urbanização, mas também a regularização habitacional dessas unidades”, completou.
As 32 casas que compõem a vila dos pescadores possuem aproximadamente 40 m² privativos, com dois quartos, banheiro, sala cozinha e área de serviço. Também contam com esgotamento sanitário e abastecimento d’água. As outras 26 unidades estão em fase final de contratação e a ordem de serviço deve ser dada até o final deste ano.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO VILA DO MAR
O Projeto Vila do Mar possibilita, além da urbanização da Orla da Regional I, a regularização fundiária dos imóveis e a entrega de habitações para mais de 1.700 famílias.
Ações municipais locais complementares estão em realização, ou se iniciarão nos próximos meses, como a construção de uma creche, um posto de saúde, finalização das obras da Praça do Chafariz que, além das ações de reurbanização, receberá nova iluminação e playground. Está previsto, também, a construção de uma praça de esportes para os jovens da comunidade, além de uma Areninha que será construída no local do antigo kartódromo local.
A perspectiva é que seja entregue a segunda parte do Vila do Mar em apenas até o primeiro semestre do próximo ano.
Comentários
Postar um comentário