Pular para o conteúdo principal



PPPs

Amanhã, em Fortaleza, o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promovem o Seminário “PPPs e Concessões Região Nordeste – Oportunidades de Negócios para as Empresas”. O evento é gratuito, ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá representantes do poder público, empresários, agentes financeiros, corretoras de seguros, escritórios jurídicos e sociedade interessados no tema. Na ocasião, serão apresentados cases de sucesso, com destaque para os já realizados na região Nordeste e oportunidades de contratos de concessão administrativa e patrocinada existentes no país, atualmente.

O encontro tem como objetivo discutir ações bem sucedidas e atuar no incentivo de novas parcerias, explica André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE. "Mesmo sendo uma entidade de classe, vemos nas PPPs um formato que dá acesso à sociedade a uma série de serviços, tornando as cidades mais completas. Esse seminário é de suma importância para a criação de novas parcerias", enfatiza.

A Lei 11.079, que trata sobre as Parcerias Público-Privadas, foi promulgada há 12 anos, a partir da necessidade do Estado em buscar apoio para a realização de suas ações, onde empresas privadas colaboram na implantação de alguns serviços públicos e os financia individualmente. Neste momento de crise de recursos do governo, esse evento, que tem sido coordenado em várias regiões do país pela CBIC, reforça a necessidade de unir a força da poder público com a iniciativa privada para buscar investir em infraestrutura e serviços e trabalhar o crescimento das cidades e do pais, proporcionando assim a diminuição do crescimento da dívida pública que gera a crise fiscal, ajudando a aumentar a arrecadação e otimizando os gastos públicos orçamentários.

Durante o encontro, cerca de 20 palestrantes estarão debatendo as modelagens de parceria público privadas em desenvolvimento hoje em Fortaleza e no Estado do Ceará, assim como experiências exitosas de outras cidades e estados nordestinos. Aspectos inerentes ao setor público, às oportunidades de investimento, as garantias de seguro que podem ser oferecidas aos investidores, os tipos de modelagem destas parcerias e aspectos jurídicos que envolvem essa iniciativa vão ser compartilhados durante todo dia em uma programação que terá início às 8 horas da manhã e encerramento as 18 horas.



PROGRAMAÇÃO*

8h – Credenciamento


8h30: Abertura: Palavras iniciais dos presidentes da CBIC, José Carlos Martins, do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda e autoridades presentes.

Moderador: Vinnicius Vieira.



9h00 – Seção 1 – Experiências em Concessões e PPPs na Região Nordeste

Serão apresentados alguns dos contratos de concessões e PPPs já assinados na Região Nordeste e serão compartilhadas as experiências, com suas potencialidades e desafios.

Moderador: Bruno Pereira, Radar PPP



Palestrantes:

Representante da Concessionária da PPP do Castelão-CE (Arena);

Philippe Enaud - Representante da Concessionária da PPP do Hospital do Subúrbio-SA;

Representante do Tribunal de Contas de Pernambuco (Apresentação do Projeto Presídio de Itaquetinga-PE)



11h00 - Seção 2: Concessões e PPPs: Como fazer?

Será estabelecido um pano de fundo conceitual mínimo para que todos os presentes possam compreender os conceitos essenciais, assim como os desafios inerentes ao desenvolvimento de concessões e PPPs.

Complementaremos as questões conceituais e teóricas com o relato da experiência de empresas que percorreram trajetórias de sucessos, que compartilharão parte de seus aprendizados com os presentes.

Moderador: Luiz Eduardo Barbosa de Morais (Empresário)



Palestrante:

André Barbosa – Assist Consultores Associados

Debatedores:

Camila Aguiar - Representante Núcleo de PPP da Bahia;



14h00 - Seção 3: Financiamento e garantias

Não há concessões ou PPPs sem que haja clareza sobre o financiamento de longo prazo da futura concessionária e sem que as partes interessadas no projeto (público e privado), tenham feito seu dever de casa ao conceber a estrutura financeira e de garantias do projeto.

Esses dois alicerces devem estar maduros já na fase de estudos de viabilidade da PPP, sob pena de que o projeto não consiga nem mesmo alcançar a fase de licitação, em função da ausência de atratividade sob a perspectiva da iniciativa privada.

Nesta seção, trataremos destes assuntos fundamentais, levando em consideração as percepções do direito e das finanças.



Moderador: José Carlos Martins – presidente da CBIC




Palestrantes:

André Bernard Ponte Lima - Representante do Banco do Nordeste

Renato Sucupira - Representante da BF Capital-SP;

Bruna Timbó – Representante da It Seguros





16h00 - Seção 4: Pipeline municipal e estadual da Região Nordeste em PPPs e concessões

Somando-se ao fato de que há algumas concessões e PPPs já assinadas nos Estados e Municípios da Região Nordeste, há perspectivas favoráveis para que haja mais contratos de longo prazo entre poder público e iniciativa privada. A proposta nessa seção é de apresentar locais de interesse e áreas de atuação dos projetos de interesse, gerando oportunidades de negócios.



Moderador: André Montenegro de Holanda - Sinduscon CE;


Viviane Bezerra – Secretaria de Governo do Piauí

Representante do Governo de Pernambuco

Alex Ribeiro - Representante do Governo do Rio Grande do Norte

Representante do Estado do Sergipe

Alexandre Pereira - Representante da Prefeitura de Fortaleza

Luiz Carlos - Representante do Governo da Paraíba

André Facó - Representante do Governo do Estado (CE)


17h30 – Compêndio e próximos passos

Na última seção do programa, teremos as palavras finais dos organizadores, que apresentarão suas perspectivas sobre os debates e sinalizarão as estratégias locais, dos associados da CBIC, para manter a pauta das PPPs e concessões ativas em suas respectivas áreas de atuação.



Radar PPP e Sinduscon CE



18h - Encerramento

*: programação sujeita a alterações

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...