Até hoje acontece em Itarema a XX Conferência Estadual dos Povos Indígenas, que tem como principais pontos de debate a situação fundiária e territorial, a organização política e institucional e a valorização cultural dos povos indígenas. O secretário de Movimentos Sociais do Estado, Acrísio Sena, participa hoje do evento representando o governador Camilo Santana.
Acrísio apresentará os encaminhamentos das reuniões que aconteceram durante o mês de agosto, quando recebeu as representações indígenas das etnias Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Potiguara e Tabajara, com pautas relativas à demarcação de suas terras e o processo de ensino e aprendizagem.
“Há o compromisso do governador em cumprir o estabelecido nos planos nacional e estadual de educação. Para isso a Secretaria de Educação assumiu o compromisso de realizar o levantamento de demandas por equipamentos, analisar a estrutura dos prédios e estabelecimentos das escolas indígenas além de realizar estudo técnico quanto à questão da energia elétrica, tendo em vista que em alguns locais será necessária a construção de uma subestação para atender a demanda”, informa Acrísio.
No tocante à demarcação das Terras foi assinado pelo Ministro Eduardo Cardozo a demarcação da Terra Indígena Tremembé, em Itapipoca, e pelo Governo do Ceará da Terra Indígena Tapeba, em Caucaia.
Comentários
Postar um comentário