Cesare Battisti, ex-membro da esquerda radical italiana, lança com exclusividade, pela Martins Fontes – Selo Martins, seu novo livro: “O Cargueiro Sentimental”, com noite de autógrafo a partir das 19h, durante a Bienal Internacional do Livro – RJ, no Pavilhão Azul, estande I16/J13.
Antigo membro dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo de extrema esquerda ativo na Itália no fim dos anos 1970, o escritor é colecionador de fatos polêmicos. Quando vivia foragido, na França, trabalhou como escritor, editor e até zelador de um prédio. Antes de ter a sentença executada sobre sua extradição ao país de origem, fugiu novamente para o Brasil, onde teve sua prisão preventiva, em 2007, a pedido do governo da Itália. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição, mas como extradição é feita mediante decreto, a decisão final é do presidente da República. Battisti permaneceu preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília até dezembro de 2010. Abaixo segue o release editorial:
O Cargueiro Sentimental
Na Itália, nos anos 1970, um jovem deixa a casa da família para se juntar a um movimento esquerdista, rompendo assim com seu pai, ele próprio envolvido a contragosto na Resistência. No entanto, tão interessado nas garotas quanto no combate político, ele logo encontra Silvana, que o inicia no amor. Porém, um dia, a moça lhe informa que está grávida antes de desaparecer. A luta chega ao fim. É hora da fuga. Vem, então, o tempo das andanças que o levam a Paris, onde ele deve se confrontar com as dificuldades de um exilado político sem situação reconhecida.
Sobre o autor: Cesare Battisti nasceu em 1954, nos arredores de Roma. Ele faz seu aprendizado nas ruas de um bairro popular. Aos 21 anos, junta-se à luta armada: os anos 1970 são para ele anos de clandestinidade, anos de chumbo. Em 1981, ele foge da prisão e se exila no México, onde cria uma revista e organiza a Bienal de Artes Gráficas do México. Em seguida, instala-se na França e publica seu primeiro romance policial, Les Habits d’ombre. Em 1998, ele publica Dernières cartouches, nas edições Joëlle Losfeld. Em 2000, pelas edições Rivages, é publicado Avenida Revolucion.
Serviço: Noite de autografo com Cesare Battisti
Livro: O Cargueiro Sentimental, Martins Fontes – Selo Martins
Quando: 12/08/2015 / Horário: a partir das 19h
Onde: Bienal Internacional do Livro - Rio 2015 (Riocentro - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca – RJ) / Estande: J13/I16 / Site: www.emartinsfontes.com.br
Informações: (21) 2221-2823 / (11) 3116-0000
Ficha Técnica: Obra: O Cargueiro Sentimental
Autor: Cesare Battisti / Coleção: Prosa / Páginas: 180
Ano de Publicação: 2015 / Edição: 1ª
Ano de Publicação: 2015 / Edição: 1ª
Editora: Martins Fontes - Selo Martins
Valor: R$ 29,00
Outros títulos também serão destaque durante a Bienal Internacional do Livro - RJ
- Frida Kahlo, Rauda Jamis * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- As Cartas De Ernest Hemingway - Volume I 1907-1922, com org. de Sandra Spainer e Robert W. Trogdon * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Os Objetos e a Vida – reflexões sobre as posses, as emoções, a memória, de Giovanni Starace * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Os Animais Célebres, de Michel Pastoureau * (prelo – disponível na Bienal do Livro - RJ)
- Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos, de Giovanni Miccoli
- C.S. Lewis - Além do Universo Mágico de Nárnia, de Robert MacSwain e Michael Ward
- Moral Universal ou os Deveres do Homem Fundamentados Na Sua Natureza, do Barão de Holbach
Comentários
Postar um comentário