O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou, desde o dia nove deste mês, mais de 30 novos tremores de terra em Irauçuba, no semi-árido cearense. De acordo com o professor Joaquim Ferreira, ontem ocorreu atividade sísmica de magnitude preliminar de 2.8 na Escala Richter.
"Verificamos que esses eventos vinham ocorrendo desde o dia nove, conforme registros da estação de Morrinhos (NBMO), que está a cerca de 54 km da área epicentral. Até agora, mais de 30 eventos foram registrados pela estação NBMO sendo que muitos deles foram sentidos pela população da zona rural de Irauçuba", informou.
De acordo com ele, atividade sísmica em Irauçuba não é nova. Em 1991 ocorreram vários tremores, ao sul da localidade de Juá, sendo que o tremor de maior magnitude atingiu 4.9, magnitude só superada no Ceará pelo tremor de Pacajus de 1980 (5.2). "A nova área epicentral é distinta da de 1991, o que significa que uma nova falha sismogênica foi detectada na região", disse o professor.
Ferreira informou que o Laboratório da UFRN está em contato permanente com a Defesa Civil de Sobral, município próximo de Irauçuba e com a Defesa Civil do Ceará. "Assim que pudermos vamos instalar equipamentos na região e, conjuntamente com a Defesa Civil, esclarecer a população sobre o que está ocorrendo", afirmou.
Comentários
Postar um comentário