A 22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agronegócio (Frutal) encerrou suas atividades ontem, no Centro de Eventos do Ceará, com um montante final de 12 milhões de reais em negociações. A feira contou com mais de 45 caravanas do interior do Ceará e outras 23 de estados como Piauí, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Entre os participantes, produtores agrícolas, empresários do ramo da fruticultura e floricultura, estudantes de agronomia, pesquisadores renomados, palestrantes internacionais e visitantes.
Foram mais de 250 expositores em um total de 180 stands. Ao todo, mais de 30.000 pessoas passaram pela feira durante os três dias de evento. Este ano, a Frutal recebeu missão internacional de dirigentes pertencentes à Câmara de Comércio da Guiana Francesa que vieram ao evento em busca de oportunidades de negócios. Também esteve presente um grupo de dez estudantes de agronegócio, do Instituto Polytechnic College, localizado na capital do Suriname, Paramaribo.
Com o tema central “Otimização da Água na Produção Agrícola”, a feira ofertou um total de 17 palestras técnicas, 8 oficinas florais, 5 cursos técnicos, 3 seminários e 2 mesas redondas. Neste ano, a Frutal contou com o reforço de dois grandes eventos, o III INOVAGRI International Meeting e a Global G.A.P Tour 2015. Ambos trataram também de temas relacionados à economia da água na irrigação e boas práticas agrícolas.
“A Frutal este ano surpreendeu pela participação de grandes nomes da irrigação que vieram de regiões com sérios problemas com a seca, como Israel, México, Nebraska, Califórnia e pesquisadores de 20 países que vieram discutir alternativas de otimização da água na produção agrícola . Esses três dias foram, sem dúvida, muito enriquecedores. O Governador Camilo Santana foi muito assertivo em orientar aos eventos que colocássemos em pauta um assunto tão importante para o Ceará”, disse Euvaldo Bringel, secretário adjunto de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado.
Na abertura do evento, que contou com a presença de diversas autoridades, foi assinado um acordo para elaboração de um Plano Diretor de Irrigação, cujo objetivo é o de potencializar o setor agrícola do Estado. Na ocasião, o Secretário Interino de Irrigação, Antônio Carvalho Feitosa, colocou o Ministério da Integração Nacional à disposição do Ceará para apoiar projetos de irrigação de agricultura irrigada. No segundo dia a feira promoveu encontro dos secretários municipais de agricultura e meio ambiente do Ceará. A oportunidade serviu para que os secretários discutissem sobre o novo projeto integrado de agricultura do Estado que vem sendo estudado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA).
Em seu último dia, a feira recebeu a 44ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura. O encontro possibilitou a ampliação de discussões acerca de assuntos relacionados à fruticultura nacional, além de elaboração de planos e projetos para o desenvolvimento da cadeia produtiva. O último dia também reuniu produtores rurais de diversos municípios do Ceará para a discussão de temas ligados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado em 2012, a partir da reforma do Código Florestal Brasileiro.
A 23ª edição da Frutal já foi confirmada para 2016, nas datas de 21 a 23 de setembro.
Comentários
Postar um comentário