De Primeira
Coluna Esporte
O Estado
08.07.2015
Um ano do 7 a 1
Há um ano o Brasil era goleado de 7 a 1 pela Alemanha, na Copa do Mundo 2014. Passado um ano o que aprendemos com o 7 a 1? Muitas resposta foram dadas a esta pergunta, mas nenhuma convincente. A prova é que perdemos a Copa América. No adiantaram as vitórias em amistosos pós Copa 2014 e valendo mesmo a Seleção Brasileira continua ruim. A geração e valores é sofrível. Desafio qualquer torcedor brasileiro a escalar sem consultar nada a atual Seleção. O Brasil piorou ou as demais seleções melhoram? As duas coisas. Nós pioramos e os outros evoluíram. E evoluíra com conquistas, vide o Chile na Copa América 2015. Um ano do fracasso do 7 a 1 e não aprendemos a lição. Lição que bem poderia ter sido tomada na Copa América. Mas de novo decepcionamos. Claro que não vamos ganhar sempre, mas 7 a 1 é demais.
Professores
A Confederação Brasileira e Futebol (CBF) reuniu treinadores que passaram pela Seleção. Foi um encontro de avaliação. De proveito alguma considerações de Dunga e Zagallo. No mais, só um evento de loas. E olha que loas não é o que a Seleção Brasileira está merecendo. É hora de revê conceitos, técnicas, táticas e que os professores ensine a seus alunos o melhor futebol. Comparecera ao encontro da CBF além de Dunga e Zagallo: Parreira, Candinho, Carlos Alberto Silva, Ernesto Paulo, Falcão e Sebastião Lazzaroni.
Série A - Na coluna tenho escrito pouco sobre a Série A do Brasileirão 2015.
Líderes - Hoje abrimos uma exceção e mostramos que o líderes são Atlético (MG), Grêmio (RS) e Sport (PE) com 23 pontos cada um 11 rodadas.
Quarto - Na quarta colocação está o Fluminense (RJ) com 21 pontos.
Z-4 - Na zona de degola para Série B de 2016 estão: Joinville (SC), Coritiba (PR), Vasco (RJ) e Santos (SP).
Rodada - A 12ª rodada apresenta hoje oito jogos. Amanhã se completa com mais duas partidas.
Hoje - Hoje tem Atlético (MG) x Sport, Vasco x São Paulo, Figueirense x Joinville, Palmeiras x Avai, Chapecoense x Grêmio, Goiás x Santos, Coritiba x Ponte Preta e Internacional x Flamengo.
Amanhã - Amanhã tem Corinthians x Atlético (PR) e Fluminense x Cruzeiro.
Bola Branca - Campanha do Sport na Série A. É o único invicto. Tem seis vitórias e cinco empates.
Bola Preta - Campanha do Joinville na Série A. É o lanterna com oito derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
'Eu quero um ídolo'
Encerro a coluna de hoje com um comentário do leitor Sérgio Rocha, do Dias Macedo: "O Brasil está sem um grande ídolo no esporte já há algum tempo. Em épocas não muito distantes, podíamos nos vangloriar de termos ídolos no futebol, embora brilhando em outro país, na Fórmula 1 , no tênis, no basquete e até maratonista. Hoje a situação é de pura lamentação. Não temos mais grandes ídolos no Futebol, pois já há algum tempo não temos um jogador de Futebol Brasileiro como o melhor do mundo. Neymar está aí, mas pelo menos por ora ainda vai ter que ralar para tomar a coroa de Messi ou de Cristiano Ronaldo. E no Futebol Cearense? Bom, aqui o caso também não é diferente. Nossas bases há muito tempo não descobrem um atleta-ídolo. O último foi Clodoaldo, até hoje lembrando pela torcida leonina e de péssima recordação para seus adversários. Alguns perguntam por que nossos clubes não investem nas categorias de base. Ora, se os dirigentes não investem é porque não acreditam no potencial de suas crianças, jovens e adolescentes, ou não estão adequadas tecnicamente para lidar com futuros craques. Enquanto isso somos obrigados a usar a Internet para buscarmos e rebuscarmos momentos fantásticos de ídolos em tempos muito distantes".
Comentários
Postar um comentário