Pular para o conteúdo principal

Fala Rosier Alexandre

"Neste momento escrevo de Debuche (3.800m) retornando para Katmandu onde devo chegar em 3 ou 4 dias. Neste momento estou em ambiente seguro, diferente dos que estive nos últimos dias.

No ultimo dia 23 escalei a temível Cascata de Gelo, trecho de maior risco em todo o Everest, utilizando a nova rota aberta este ano, evitando a rota que sofreu a avalanche de 2014, e cheguei salvo ao primeiro acampamento avançado. Acampamos em uma plataforma de gelo cheia de gretas por todos os lados, mas ainda considerada segura. Dia 24 descansamos para seguir em frente no dia seguinte.

Dia 25 acordamos cedo e o tempo parecia normal, caia neve além do normal, mas isso não é um problema. Por conta do frio e do tempo fechado, tomamos café um pouco mais tarde e às 9h40 pegamos nosso caminho para o dia de menor esforço físico de toda a escalada. Saímos de 6.120m do Campo 1 para o Campo 2, que está a 6.550m. Além de um desnível de apenas 430m temos um pequeno sobe e desce nos primeiros 30 minutos, depois mais 39 minutos de zigue-zague contornando imensas gretas e depois seguimos um linha reta com uma subida bem suave.

Era 12h30 e tudo transcorria bem, enquanto caminhávamos com tempo fechado pela neve que caía sem parar. Nosso grupo de 12 alpinistas estava dividido em 3 subgrupos, eu estava no primeiro grupo, liderado por Garret Madison, o segundo grupo estava uns 500 metros atrás, mas a neve não nos permitia contato visual, o terceiro, ainda mais atrás. O contato entre os grupos se dava apenas por rádio. Escutamos um imenso estrondo, paramos e tentamos identificar de onde vinha, veio um segundo estrondo seguido de outros, mas a nevasca não nos permitia ver de onde era, apenas sabíamos que havia avalanches vindas de todos os lados. Neste momento a plataforma de gelo começou a tremer sem parar, parecia que o iríamos ser sugados. Garrett, enquanto procurava identificar de onde vinha o maior perigo, nos disse para colocarmos o buff (lenço) sobre a boca e o nariz. Todos estávamos em pânico, escutávamos varias avalanches e sequer sabíamos identificar de onde vinham. Passado o sufoco, todos estavam ofegantes e Garrett então decretou um break para lanche e hidratação. Ele entrou em contato com os demais guias que confirmam ter passado pela mesma situação, porém estavam bem.

Por volta de 12h30, quando estávamos chegando ao Campo 2, Garrett entrou em contato com o Campo Base via radio e foi informado que uma avalanche de proporções gigantesca havia descido da encosta do Pumori, que o Campo Base havia sido destruído e nossa médica, Dra. Eve, estava gravemente ferida e havia muitos desaparecidos. Tudo foi destruído e apenas o rádio funcionava precariamente. Depois de mais alguns contatos informaram que meu filho Davi, que estava no Campo Base, estava bem e havia sido levado para Gorak Shep, junto com Michael, cinegrafista da NBC e Ron, nosso colega australiano que havia desistido da escalada na Cascata de Gelo.

Por volta de 13h recebemos informações de que havia ocorrido um terremoto, que as avalanches foram simultâneas e incluíam praticamente todas as montanhas do Nepal.
Posteriormente soubemos que em Katmandu havia mais de mil mortos. Claro que eu fiquei muito preocupado com o Davi. 
Depois de muitas tentativas consegui uma ligação para a Danubia (minha esposa) e lhe disse o que sabia até o momento e, em menos de 1 minuto, a ligação caiu. A tensão foi aumentando à medida que recebíamos notícias e sabíamos a dimensão do problema. A cascata de gelo ruiu completamente, logo estamos presos a 6.500 metros de altitude e precisamos pensar numa saída.

Garrett nos reúne e diz que a Cascata de Gelo está destruída e pode levar dias para ser recuperada, e nossos suprimentos de comida ainda não haviam subido, logo precisamos racionar todos os suprimentos. À noite Garrett informa que a Dra Eve não resistiu ais ferimentos e faleceu, o clima não podia ser pior. Nossa saída dali só tinha dois caminhos, uma operação com helicóptero ou a Cascata de Gelo. E falar em dias para recuperar a Cascata de Gelo é muito otimismo. Na reunião seguinte, Garrett nos informa que 6 helicópteros estavam em Lukla e esperavam apenas bom tempo de voo para nos resgatar, mas sabemos que um resgate a esta altitude é de grande risco e custos muito elevados. Nossos seguros podiam cobrir isso, mas o clima estava ruim e com previsão de mais 3 dias de nevascas. A tensão só aumenta.

Às 15h eu estava começando a arrumar a barraca a terra voltou a tremer fortemente e muitas avalanches voltam a ocorrer piorando ainda mais a situação. À noite foi possivelmente a pior da minha vida, eu não conseguia comunicação com o Davi nem com minha família, não dormi um só minuto. Amanheceu mais um dia, o sol brilhou por poucos minutos e tensão continua. Por volta de 13h a terra volta a tremer. Estávamos na barraca restaurante e tudo foi chacoalhado, neste momento os olhares eram estarrecedores, todos se entreolhavam assustados e sem sabem o que fazer.

À tarde, vencido pelo cansaço e a tensão, entrei na barraca e dormi das 14 às 16 horas. No final da tarde a nevasca deu lugar a um lindo por do sol que parecia nada ter acontecido, mas isso não aliviava em nada o clima dúvidas, medo e incertezas.

À noite Garrett nos disse que ao amanhecer deveríamos descer para o Campo 1, onde era menos seguro, mas era ali que iríamos esperar o possível resgate.  A crise parecia estar se encaminhando para uma solução.

O dia amanheceu com tempo aberto, eu havia passamos mais uma noite sem dormi um só minuto, a noite foi a mais fria que lembro já ter passado. Levantei às 6h45min sob um frio cortante, mas a esperança de um resgate era mais forte. Levantei, me equipei e fui tomar café. O frio era tamanho que meus pés e mãos começaram a esfriar
Sabendo da tragédia e eu preso sem poder fazer nada. Eu fiquei arrasado. 

Meu resgate era feito por helicóptero cada voo com 2 passageiros... Ao pousar no campo base senti uma mistura de terror, euforia e alegria. Em 2014 me vejo envolvido na maior tragédia da historia  do Everest. E em 2015 numa maior ainda, com meu filho Davi no olho do furacão.

Rosier Alexandre.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Delicias do Mundo

Festival Delícias do Mundo: gastronomia e arte no Dragão do Mar _Tradição gastronômica em Fortaleza, o evento conta com a participação de grandes chefs e ótimas atrações musicais na Praça Verde do Dragão_ Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro (de sexta-feira a domingo) acontece a sétima edição do *Festival Gastronômico Delícias do Mundo*, um encontro de arte e boa gastronomia na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival é um passeio pelo mundo, através da culinária, com chefs renomados, música de qualidade, oficinas gastronômicas e preço acessível, contando ainda com a palestra do chef cearense Sávio Sampaio na programação. Durante o fim de semana, será possível encontrar pratos de mais de 15 países, entre opções temáticas, com valores que variam de R$ 10,00 à R$ 50,00. A *entrada é gratuita* e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre. De acordo com a produtora cultural e realizadora do evento, Liége Xavier, a edição 2024 do Festival Delícias do Mundo...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.