O Programa de Formação de Plateias e Indústria Criativa (ECOAR), que acontece em Sobral, é composto de oito projetos e compreende mostras culturais e cursos livres na perspectiva de qualificar a oferta de bens e serviços e fomentar novas plateias para as manifestações artístico culturais. As ações buscarão, além de ofertar espetáculos artísticos de qualidade, atender jovens em formação inicial e contemplar a formação de multiplicadores, ou seja, qualificar profissionais que já atuam na área criativa como professores e profissionais liberais. Com esse intuito, o ECOAR abre inscrições para o Curso de Regência Coral, que é dividido em três módulos que acontecem entre 27 de abril a nove de maio (primeiro módulo), 18 a 30 de maio e seis a 17 de julho, para o segundo e terceiro módulo, respectivamente. As inscrições já estão abertas.
O Ensinarte é um desses oito projetos do Programa ECOAR. A cidade de Sobral tem se consolidado como polo formador de musicistas e educadores sociais, por isso, a busca pelo incentivo e formação de multiplicadores dentro da área. Além dos cursos formativos o Programa também apresenta o projeto Sobral ECOA Música cuja intenção é ampliar o reconhecimento e a apreciação da música partindo da apresentação de grupos clássicos e populares. O projeto está dividido em quatro ações: ECOA Instrumental (apresentação de grupos instrumentais clássicos e populares); Porto do Som Brasil (apresenta novas referências e conceitos em espetáculos, promovendo a integração e intercâmbio dos artistas de outros circuitos com os locais); Sobral ECOA Rock (apresentação de artistas locais em três edições com dois grupos em cada), e Solistas (apresentação de solos de violão popular ou clássico).
O ECOAR tem aporte financeiro do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil e da Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é do Instituto ECOA.
Programa ECOAR - Programa de formação de plateias e Indústria Criativa é composto dos seguintes projetos: Sobral Ecoa Música (Solistas, Instrumental, Ecoa Rock e Porto do Som Brasil) Ecoa Encena (Quinta com Dança, Terças no Teatro, O Teatro Rumo a Escola a Escola Rumo ao Teatro) Ecoa Mostra de Cinema, Ecos Visuais – Mostra de Artes plásticas, Escola de Dança, Ensinarte, Encontros “A Poética da Cidade” e Edição Histórias de Sobral. O programa busca o incremento da economia criativa e uma dinâmica cultural que favorecerá a ampliação do público apreciador das manifestações artístico culturais.
Serviço:
Oficina de Regência Coral
Ecoa (Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro - Sobral - Ce - Atrás do Restaurante Popular) ou ainda pelo endereço eletrônico ecoasobral@gmail.com
Informações: (88) 3111.1661
Curso de Regência Coral
Módulo 1: Prática de Canto Coral e Técnica Vocal
Ementa:
Compreensão da anatomia e fisiologia do aparelho fonador. Atributos e possibilidades da voz. Exercícios de relaxamento, respiração, apoio (diafragmático, intercostal e torácico) e impostação (articulação) da voz em contextos individuais e coletivos. Junção de aspectos técnicos e interpretativos da emissão vocal através da prática de canto solo e em grupo.
Prática de canto em conjunto. Leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase na música popular e folclórica brasileira, música latino-americana e música erudita europeia (renascença e barroco).
Conteúdo Programático:
1. Relaxamento, postura e respiração para o canto;
2. Ressonadores e articuladores;
3. Higiene vocal.
4. Aquecimento e técnica vocal.
5. Vivências musicais para o desenvolvimento da capacidade auditiva e criativa.
6. Introdução ao estudo do repertório brasileiro para canto coral.
Pré-requisitos: não há.
Carga horária: 40h presenciais
Período do curso: 27 de abril a 10 de maio
Turma 1: segundas e quartas de 18h às 22h; sábados de 8h às 12h
Turma 2: quartas, sextas e sábados de 8h às 12h
Comentários
Postar um comentário