A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Crio* com o objetivo de desbaratar uma organização por fraudar processos licitatórios e desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Cerca de 45 policiais federais participaram da operação visando o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Juazeiro do Norte.
A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal - MPF, iniciaram as investigações a partir de denúncias em outubro de 2013, que apontavam supostas irregularidades nas licitações em Juazeiro do Norte para contratação de empresa especializada em serviços de manutenção em condicionadores de ar.
A investigação apurou que faziam parte da organização, além de outros profissionais, empresários, contadores e a possível participação de servidores públicos nas licitações, em desvio e aplicação indevida de verbas públicas federais do Fundeb e em lavagem de dinheiro público.
O grupo agia abrindo empresas de fachadas, visando o superfaturamento dos serviços contratados, os quais, parte sequer eram realizados.
No cumprimento do mandado de prisão preventiva o alvo fugiu, encontrando-se foragido. Equipes de policiais federais continuam em diligências para efetivar o mandado de prisão.
Comentários
Postar um comentário