O Scup, ferramenta líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais, realizou um estudo para identificar o comportamento, hábitos de consumo e prováveis destinos do internauta durante o Carnaval. Segundo as menções coletadas, o folião já escolheu e declarou para onde vai e o que irá consumir. O monitoramento foi realizado no período pré-carnaval, entre os dias 15 de janeiro e 7 de fevereiro, e capturou mais de 200 mil menções no Facebook e Twitter.
Consumo
As marcas que se cuidem, pois o internauta que irá aproveitar o Carnaval já escolheu os itens que irá adquirir. Segundo relatório do Scup, a cerveja é a bebida preferida para consumo no período, com mais de 64% das menções. O refrigerante aparece em segundo lugar, mas bem atrás no número de citações, com cerca de 12%.
Dentre as marcas de cerveja citadas, a Skol é a principal lembrança dos internautas com mais de 43% das menções, seguida por Brahma (15,3%) e Schin (11,76%). A fabricante Ambev teve quatro de seus produtos entre os top 10. Entre os refrigerantes, a gigante Coca-Cola é líder de mercado também nesse ranking, com 81% das citações.
O uso da camisinha, no entanto, foi pouco mencionado pelos usuários. Foram identificadas 1,2 mil menções ao produto e apenas 57 delas continha citação a alguma marca. Dentre esses itens, a marca de preservativos Durex foi lembrada em 72% dos itens coletados.
Para comer, a preferência varia. Para aqueles que estarão na praia, a combinação favorita é churrasco e sorvete; já para quem irá ficar na cidade a feijoada é o prato escolhido.
Destinos
Durante o Carnaval de 2015, o Ministério do Turismo espera que circulem cerca de 6,8 milhões de turistas no país, gerando um acréscimo de R$ 6,6 bilhões à economia nacional. O faturamento do período representa 3% do total gerado anualmente pela indústria de viagens e turismo no Brasil.
O principal destino para esse feriado deverá ser o litoral, 86% dos usuários demonstraram vontade de passar a época na praia, enquanto 14% dizem preferir o sossego do campo. Uma análise mais detalhada sobre os principais destinos dos foliões, com amostragem de 15 mil itens, apontou o ranking das cidades que mais devem receber turistas brasileiros: Rio de Janeiro (24%), São Paulo (13%), Salvador (11%), Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, (9,5%) e Porto Seguro (4,95%).
Comentários
Postar um comentário