O grupo Zabumbeiros Cariris chega a capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as cidades do Litoral Leste para fazer sua música interagir com o público em feiras livres e mercado público. O projeto “Canto de Feira” foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
Vindo do Cariri cearense o projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.
A primeira parada é hoje, no Anfiteatro do Cuca Jangurussu, seguindo pela manhã do próximo sábado (10) pela Feira do Mercado dos Pinhões em Fortaleza e pela Feira Municipal de São Gonçalo os planos são chegar às feiras ou mercados das cidades e propor uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços, numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. Seguindo ao Litoral Leste ainda tocam no Mercado Público de Aracati e na Praça de Quixaba.
Nas cidades da região foram feito contatos com as secretaria de culturas locais, grupos musicais e de tradição e serão realizadas duas Ações Formativas. A aula-espetáculo “Sons do Cariri”, que é um encontro de demonstração estética e técnica dos instrumentos que compõem a sonoridade do grupo e da região do Cariri. Numa demonstração sonora e participativa de ritmos. Num encontro simples entre músicos e púbicos, onde harmonia e musicalidade constroem formas de interação espontaneamente de ambos, tornando-os sujeitos ativos desse processo de fruição artística. Em São Gonçalo o encontro acontece junto a Banda de Música da Cidade, numa articulação da Secretaria de Turismo e em Quixabá no Terreiro da Mestra Maria Felipa sede do Grupo Folclórico Filhos De Quixaba.
SHOWS E INTERVENÇÕES
8/1/2015
19h - Canto de Feira – CUCA Jangurussu- Fortaleza ( Endereço: Avenida Castelo de Castro, 9 - Jangurussu, Fortaleza - CE, 60866-681
Telefone:(85) 3444-6201)
9/1/2015
8h - Canto de Feira - Galpão da Feira Municipal de São Gonçalo do Amarante -SEDE
11h - Canto de Feira - Feira do Mercado dos Pinhões - Fortaleza (Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41 - Centro, 60110-210)
10/1/2015
10h - Canto de Feira - Mercado Público de Aracati (Endereço: Rua Coronel Alexandrino, Aracati)
19h - Canto de Feira - Praça de Quixaba
AÇÕES FORMATIVAS
9/1 – 17h às 19h - Aula- Espetáculo Sons Cariris
Secretaria de Esporte Juventude - Sala de Ensaio da Banda de Música
São Gonçalo do Amarante
Contato: Luiz Emanuel – (85) 8902 8889
11/11 – 9h às 11h – Aula Espetáculo Sons Cariris
Casa do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba - Quixaba
Contato: Juaci Araujo – (85) 8859 3347
Sobre o Projeto Canto de Feira:
Comentários
Postar um comentário