O Senai/CE é o campeão regional das Américas do Norte e do Sul do Desafio Universitário e Profissional da Associação Mundial do Aço na categoria Indústria. A instituição, vinculada ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC), integra o grupo vencedor formado por quatro engenheiros metalúrgicos egressos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Um deles, Necy Alves, é instrutor sênior de metalurgia da unidade do Senai de Maracanaú. Os demais engenheiros são Mateus Paulino, consultor em Inovação da FIEC, Rodrigo Ramos, chefe do forno da Gerdau Ceará e o estudante de mestrado em Engenharia de Materiais da UFC, Marcos Daniel.
Os campeões regionais da indústria vão disputar o título de campeão do mundo em Bruxelas, na Bélgica. durante solenidade no próximo mês de fevereiro. Eles vão competir na presença de líderes da indústria siderúrgica mundial. A todos os vencedores serão concedidos certificados, prêmios em dinheiro e um iPad, além da viagem a Bruxelas. Essa premiação é a segunda recebida pelos engenheiros cearenses em competição feita pela instituição mundial.
Os 1.922 participantes nas categorias estudante e indústria, distribuídos em 1.566 equipes representando 34 países, foram desafiados a produzir uma corrida de aço utilizando forno a oxigênio por meio de uma simulação. O simulador foi acessado no site steeluniversity.org, durante 24 horas, no último dia 17 de dezembro.
Na edição 2011/2012 da competição, os engenheiros Necy e Mateus faziam parte da equipe vencedora pela UFC, na categoria estudantil, do Mundial da Associação do Aço. Ou seja, aumenta a probabilidade dos engenheiros retornarem ao Brasil com a taça. Na ocasião, os então alunos aprenderam a utilizar o simulador feito pela Associação Mundial do Aço, em parceria com a Universidade de Liverpool.
O engenheiro Necy Alves sente um grande prazer em poder levar novamente as suas origens para uma disputa internacional. “Sei da importância que esse título regional tem para o setor metalurgia, principalmente para nosso Estado, mas o foco é trazer a taça do campeonato mundial. É eufórico ver um bom resultado depois de tanto esforço, por isso vamos lutar mais ainda para obter o melhor resultado”, persevera.
Mateus Paulino demostra otimismo com o resultado, entretanto afirma que ainda falta alcançar o topo. “Já mostramos esse bom resultado nas Américas, agora é foco no mundial que ocorrerá em Bruxelas, em 11 de fevereiro. Estou muito honrado de fazer parte de uma história de sucesso que o curso de Engenharia Metalúrgica da UFC vem construindo e de estar em uma equipe tão competente”, reconhece.
Comentários
Postar um comentário