"O momento é de análise e cautela. Muito (ou melhor, quase nada) pode acontecer neste ano e as indústrias devem estar preparadas. Segundo analistas internacionais, embora o cenário geral seja de otimismo, Brasil, China e Rússia não estão tão bem quanto poderiam.
O vergonhoso 0,7% de crescimento previsto para o país nos coloca em situação de risco e muita análise. Cada passo deve ser cuidadosamente calculado. Investimentos devem vir no próximo ano com a certeza de valor agregado e não custo com retorno à longo prazo.
É o que acontece, por exemplo, em casos como a automação industrial. Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), revelam que para este segmento é previsto um crescimento de apenas 0,5%. Algo irrisório. Estamos caminhando à passos pequenos e alguns tropeços.
Por essa razão as indústrias devem rever suas ações, ou melhor, suas produções. Não se pode mais perder tempo ‘arrumando’ erros. É preciso que seja feito algo para que justamente essas falhas não aconteçam. E hoje encontramos excelentes soluções e sistemas que nos deixam mais tranquilos.
É a famosa frase: “Melhor prevenir do que remediar”. Uma vez que o estrago está feito, precisa mover ‘o mundo’ para reverte essa imagem.
Então, sugiro a você gestor, administrador, líder, empreendedor e visionário, a pensar além. Sair desta visão de pessimismo e enxergar que sua empresa deve sim, ser cautelosa, mas jamais deixar as melhorias de lado.
Afinal, sua linha de produção agradece!
Leandro Coeli é diretor da PhiSystems, fábrica de software especializada em automação industrial. Para saber mais acesse www.phisystems.com.br"
Comentários
Postar um comentário