O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vai adquirir e distribuir mudas de essências nativas e exóticas para fazer o reflorestamento de áreas desmatadas no Ceará.
Segundo o professor Vinícius Assunção, técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), a ação faz parte do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (o Plano ABC), contribuindo para o reflorestamento de áreas desmatadas, a melhoria na recomposição das matas ciliares, redução da desertificação e favorecer os agricultores familiares no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Serão distribuídas 26 mil mudas de essências nativas e 79.140 mudas de essências exóticas.
As mudas serão produzidas por agricultores cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM).
Entre as mudas de essências nativas estão sendo adquiridas:
Aroeira.
Angico.
Sabiá.
Jucá.
Ipê-roxo.
Oiticica.
Azeitona Preta.
Mulungu.
Mororó.
Tamboril.
Jurema Preta,
Catingueira.
Mutamba.
Trapiá.
Entre as espécies exóticas estão:
Acácia Mangium.
Mogno Senegalês.
Cedro Australiano. Serão recuperadas áreas desmatadas da Serra da Ibiapaba, Litoral Leste e Oeste, Cariri e Sertão Central.
O Projeto Hora de Plantar deve investir em 2015 mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando de:
Milho.
Milho.
Feijão.
Sorgo.
Algodão
Gergelim.
Além de manivas de mandioca e palma forrageira e mudas de cajueiro anão-preococe além das espécies nativas e exóticas.
O Estado assinou o contrato com os fornecedores para a execução do Programa em 2015.
Comentários
Postar um comentário