![]() |
Selva de Pedra encerra o Noia na sexta (12) |
Começa na próxima segunda-feira (oito) e segue até sexta-feira (12), no cinema Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a 13ª edição do NOIA - Festival de Cinema Universitário. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. O evento reúne 18 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem na Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários.
Na estreia, às sete e meia da noite, a abertura oficial do evento conta com a homenagem do Festival ao diretor paraibano Tavinho Teixeira, com a entrega de troféu especial e a exibição do longa-metragem “Batguano”. Seu representante, o diretor e montador audiovisual Arthur Lins (PB), também vai compor a mesa do júri oficial, ao lado da diretora e produtora de cinema Patrícia Baía (CE) e da roteirista, diretora e produtora Michelline Helena (CE).
A Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários começa na terça (nove) e segue até quinta (11), sempre a partir das sete da noite.
Foram selecionados 18 curtas dos estados:
- Ceará (sete).
- São Paulo (um).
- Maranhão/Rio Grande do Sul (um).
- Rio de Janeiro (seis).
- Paraíba (um).
- Bahia (um).
- Rio Grande do Norte (um).
A seleção ficou sob a responsabilidade:
Do estudioso em arte e espaço em jogos eletrônicos, Leonardo Ferreira.
Do professor e realizador audiovisual, Júlio Figueroa.
Leonardo e Júlio são mestres em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e cursaram a Escola de Audiovisual da Vila das Artes (UFC/PMF).
Os selecionados para Mostra Competitiva concorrem ao troféu NOIA nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Júri da Crítica), Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem Ator, Atriz e Intérprete Coadjuvante.
O Júri da Crítica é formado por Diego Benevides (Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine), André Bloc (jornalista cultural) e Thiago Siqueira (crítico do Portal Cinema com Rapadura).
Diariamente, após as exibições dos filmes, acontecem debates com diretores selecionados para a Mostra Oficial.
MOSTRA ESPECIAL - Na terça (nove) acontece, das quatro da tarde às sete da noite, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, a Mostra Especial, uma seleção de curtas representativos da nova geração de realizadores cearenses com vídeos inscritos no 13º NOIA.
A Mostra Especial conta com a entrega de troféu de Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular.
Em paralelo, as oficinas e workshop do Festival NOIA 2014 abordam os temas: produção e edição de um curta; cinema de animação, vídeo mapping e GPS cinema, acontecendo na Casa Amarela Eusélio Oliveira, Vila das Artes e Centro Cultural Banco do Nordeste, até a sexta-feira (12).
Neste contexto, na quinta-feira (11), acontece, às seis da noite, também no Centro Cultural do BNB, uma projeção mapeada realizada pelos participantes da oficina sobre VideoMapping realizada no CCBNB durante o Festival.
A cerimônia de premiação do Festival será na sexta-feira (12), às sete da noite, no Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com a entrega do Troféu NOIA aos vencedores de cada categoria.
Antes do anúncio dos vencedores, o público confere o resultado das oficinas “Roteiro e gravação de um curta” e “Edição de um curta”, realizadas na Casa Amarela durante o Festival: um vídeo gravado e editado pelos alunos.
O público também vai poder assistir o documentário “Selva de pedra – A Fortaleza noiada”, abordando a juventude, o consumo de drogas e o crack, pelo olhar dos realizadores Preto Zezé e Edmar Jr. O coquetel de encerramento do Festival acontece no local, com as apresentações de David Lima e do Projeto Assum Preto, a partir das nove e meia da noite de sexta-feira (12).
O Festival NOIA é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e tem realização da Propono Consultoria Executiva e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual.
O NOIA conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Escola de Audiovisual, Escola de Cultura Digital e Vila das Artes; Centro Cultural Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira.
O Festival conta ainda com a organização da Via de Acesso à Arte e Cultura – VAAC, 1Bando Comunicação e Gris Comunicação & Produção.
Comentários
Postar um comentário