De 17 a 19 de dezembro será realizada a Exposição "Ceará Faz Ciência", com diversas atividades que irão demonstrar, na prática, de que modo Ciência e Tecnologia podem ser aplicadas como ferramenta de inovação e desenvolvimento social. O evento irá marcar a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Ceará. A exposição é gratuita e acontecerá no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (Avenida Beira Mar, 2500 – Meireles), das 9h às 17h. É uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que coordena a SNCT no Ceará.
O evento irá contar com uma programação variada. No campo das tecnologias assistivas, a Universidade do Trabalho Digital (UTD) irá demonstrar a utilização de um leitor de telas de computador que facilita a aprendizagem para pessoas com deficiencia visual. “Numa realidade em que uma impressora de braille custa R$ 20 mil, a forma mais viável de produzir e consumir informação é com o uso do computador”, explica o professor João Bosco Farias, que utiliza a plataforma para ministrar o curso de Iniciação Digital voltado às pessoas com deficiência visual na UTD.
Outra solução para a inclusão a ser mostrada na exposição é uma bengala capaz de captar informações acopladas a um piso tátil e enviá-las em áudio para um smartphone. A tecnologia intitulada “Caminho Digital” pode ser usada em aeroportos, shoppings e em outros lugares de difícil movimentação para quem é cego. O projeto será apresentado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Exposição "Ceará Faz Ciência" contará ainda com a participação dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Instituto Centec, que levarão diversos materiais promocionais e projetos como o Metrô Solar Sustentável, Objetos Virtuais de Aprendizagem, Dramaturgia no Ensino Fundamental, Manta de Isolamento Térmico com Caixas TetraPak e ainda práticas do laboratório de Matemática.
As tecnologias voltadas à aprendizagem poderão ser vistas também nos projetos de robótica educacional para jovens do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), que estimulam o interesse por áreas técnicas e engenharia e podem ser realizadas com baixo custo em escolas públicas.
O projeto Corredores Digitais irá promover uma rodada de picthes - apresentações rápidas em que os jovens atendidos pelo projeto terão que conquistar o interesse dos presentes pelo seu negócio inovador. Os selecionados terão suas empresas incubadas pelos Corredores Digitais durante 12 meses.
A exposição terá a participação de outras instituições, como Gabgov, STDS, Funceme, Nutec, Funcap, Dragão do Mar e Unifor. O evento será realizado em conjunto com a Feira Estadual de Ciência e Cultura da Seduc. A abertura será dia no 17 de dezembro, quarta-feira, às 18h30.
O Ceará tem obtido destaque nacional em todas as edições da SNCT. Em 2013, cerca de 5 mil visitantes estiveram presentes na feira, que ocorreu na Arena Castelão. Todos os municípios são estimulados a participar. Em Fortaleza, as atividades deste ano estarão concentradas no Hotel Oásis Atlântico.
Serviço
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Exposição "Ceará Faz Ciência"
Programação gratuita
Data: 17 a 19 de dezembro
Horário: 18h30 (dia 17) e de 9 às 17 horas (dias 18 e 19)
Local: Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira Mar, 2500 – Meireles)
Informações: 85 3101-6466
Comentários
Postar um comentário