A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã de ontem, audiência pública, proposta pelo vereador Didi Mangueira (PDT), para apresentar e debater as receitas e as propostas municipais para o ano de 2015. Neste encontro, sob a presidência do vereador Fábio Braga (PTN), foram ouvidas as demandas dos órgãos públicos e comunidades presentes.
O vereador Fábio Braga justificou a ausência do presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, vereador Didi Mangueira (PDT) e ressaltou a importância do debate sobre a peça orçamentária para 2015. “O orçamento define as linhas de trabalho do Executivo e por isso deve estar voltado para o coletivo da nossa cidade.”, frisou.
O presidente da Câmara, vereador Walter Cavalcante (PMDB) também pontuou sobre a participação da sociedade na discussão do Orçamento. “Nós estamos aqui para ouvir a população e anotar as reivindicações para que possamos elaborar as emendas ao Orçamento. Esse é um momento importante, na medida em que a cidade de Fortaleza vai trabalhar em função do que for aprovado pelo Legislativo.”, pontuou. O parlamentar ainda destacou que o calendário será cumprido rigorosamente e até o final do mês de novembro, a Casa terá aprovado o Orçamento, com as emendas.
Após a abertura do debate, a Coordenadora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Sepog, Dra. Aparecida Façanha realizou uma apresentação das ações propostas no Orçamento de 2015, tendo como prioridades as áreas de saúde, educação, mobilidade e segurança. “O orçamento totaliza 6,4 bilhões, e desse valor está contemplado todas as ações propostas pelo Executivo. A saúde está na agenda como prioridade, com 29%, seguida pela educação com 20%.”, ressaltou.
Segundo a coordenadora Aparecida, o orçamento foi resultado de um planejamento realizado em conjunto com a sociedade, através de audiências. “Das prioridades apontadas e ouvidas em debate, o orçamento contempla algumas demandas apresentadas pelas comunidades. Todas as regionais tiveram suas demandas incluídas na peça orçamentária de 2015.”, destacou. De acordo com Aparecida, na regional IV um dos temas mais discutidos foi o meio ambiente, e na ocasião a comunidade apresentou suas demandas, tendo algumas contempladas como; a construção de um parque ecológico para as áreas verdes do Castelão, a regularização fundiária e a política de habitação.
Aparecida também elencou alguns projetos prioritários da gestão do prefeito Roberto Cláudio (PROS), como Vila do Mar, a construção de Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil, a restauração de vias urbanas, obras de iluminação pública, melhorias no transporte urbano e a implantação de Unidades de saúde. A coordenadora informou ainda sobre a existência do fórum devolutivo que contém todas as ações, os recursos adquiridos, os investimentos por áreas, além das emendas apresentadas pelos vereadores, permitindo assim que a população acompanhe todo o planejamento e a execução do orçamento de 2015.
Comentários
Postar um comentário