A noite de encerramento da 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema traz uma programação intensa para quem gosta de cinema hoje à noite.
Iniciando a última noite de programação do festival, às 19h50, acontecerá a homenagem ao diretor argentino, Daniel Burman. O diretor, produtor e roteirista de cinema, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1972 e é membro fundador da Academia de Cinema e Artes Visuais da Argentina. Daniel Burman dirigiu e produziu, até 2014, nove longas-metragens, todos escritos por ele, e foi produtor de outros quinze longas.
Considerado uns dos mais importantes cineastas argentinos em atividade, seus filmes têm sido premiados dentro e fora do seu país, recebido aceitação da crítica e um considerável sucesso de bilheteria.
Premiações e Troféu Mucuripe
Logo após a homenagem, as premiações se iniciam às 20 horas. As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor curta, melhor longa, direção, roteiro, direção de arte (apenas para longas-metragens), melhor produção cearense (apenas para curtas-metragens), entre outras.
O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares. Os prêmios da crítica para melhor curta e longas-metragens serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Os curtas e longas metragens também concorrem ao prêmio Olhar Universitário, concedido por um júri formado por estudantes de cinema de universidades de Fortaleza. O Canal Brasil premiará com 15 mil reais o melhor filme na categoria curta-metragem.
Nervos de Aço
A exibição de Nervos de Aço, às 21 horas, fecha a noite no Theatro José de Alencar, encerrando assim a 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema.
O filme, de Maurice Capovilla, é baseado nas canções de Lupicínio Rodrigues, autor de grandes sucessos como "Esses moços, pobres moços", "Nervos de Aço", "Se acaso você chegasse", "Ela disse-me assim" e "Nunca". Com previsão de estreia para 2015, a ficção Nervos de Aço faz parte das comemorações pelo centenário do compositor gaúcho e traz no elenco Arrigo Barnabé, Pedro Sol, Juliana Thomaz e Ana Lonardi (participante da segunda temporada do The Voice Brasil).
A história enfoca o drama de um triângulo amoroso, a partir das canções de Lupicínio, durante o ensaio de um espetáculo musical. O diretor Maurice Capovilla e elenco confirmaram presença na sessão do filme.
Show de encerramento
Finalizando a programação da 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema, começa às 23 horas, o show da banda Renegados.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi e o Grupo Aço Cearense são patrocinadores VIP, além do patrocínio do Banco do Nordeste, Indaiá e Transpetro. E do apoio cultural do Oi Futuro.
O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi e o Grupo Aço Cearense são patrocinadores VIP, além do patrocínio do Banco do Nordeste, Indaiá e Transpetro. E do apoio cultural do Oi Futuro.
O 25º Cine Ceará acontecerá em junho de 2015 em homenagem ao Cinema Espanhol.
Comentários
Postar um comentário