O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Fortaleza a adoção de medidas para executar a restauração da estátua de Iracema, na Lagoa de Messejana, eliminando a coloração verde do monumento. A recomendação foi feita pelo procurador da República Oscar Costa Filho, durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 26 de setembro, com representantes da Secretaria Executiva Regional VI.
A reunião foi motivada por reclamações de comunidades indígenas sobre a pintura realizada no ano de 2012, que estaria provocando discriminação e descaracterização étnica devido à cor verde da estátua da índia Iracema. Inquérito instaurado no MPF aponta diversas representações realizadas por integrantes de comunidades indígenas.
Durante a reunião, foi sugerido que a empresa responsável pela pintura procedesse as alterações, adequando a cor da estátua à coloração natural da pele - como era a estátua originalmente. Como resposta, a Regional VI não se opôs a mudar a coloração da estátua, desde que a tinta seja antipichação, e se comprometeu a realizar consulta à empresa responsável pela restauração do monumento.
Comentários
Postar um comentário