(Foto: Zé Rosa )
Debate Nordestv: Eunício mostra por que tem a preferência do eleitor cearense
As propostas para as áreas de saúde, educação, segurança pública e convivência com a seca foram os principais temas apresentados pelo candidato da Coligação Ceará de Todos, Eunício 15, durante o debate promovido pela Nordestv, na noite desta sexta-feira, 26. Nenhuma pergunta dirigida pelos adversários a Eunício ficou sem resposta. O candidato mostrou que possui os melhores projetos e está preparado para ser o próximo governador do Ceará.
Preocupado em debater um Ceará melhor, Eunício se concentrou na apresentação dos projetos que fazem parte do seu Plano de Governo. Sobre o tema educação, assegurou que irá fazer um programa ousado, possibilitando escola de tempo integral para 200 mil alunos. De acordo com o candidato, atualmente, apenas 40 mil estudantes conseguem essa oportunidade.
Além de possibilitar que o ensino em tempo integral seja ampliado, Eunício defendeu a necessidade de tornar a escola mais atrativa, diminuindo a evasão escolar. Isso será feito por meio do programa Escola Mais, que inclui atividades complementares de esporte, oficinas de arte e música, entre outras.
Outros fatores de atração e estímulo serão os programas que vão oferecer intercâmbio para o exterior a alunos com melhor desempenho na rede pública, que também receberão uma poupança anual acumulativa e passagens de ida e volta para a escola.
Eunício reafirmou sua proposta de meia passagem estudantil intermunicipal em todo o Ceará. Questionado pelo candidato do PSOL sobre as universidades estaduais, que se encontram em greve, Eunício lamentou que elas estão sucateadas e a falta diálogo com os professores praticada pelo atual governo. No seu governo, salienta, o tratamento será bem diferente, reabrindo o diálogo com essa e outras categorias. “O meu governo será para cuidar de gente e gestão”, destacou
A segurança pública foi outro tema esclarecido pelo candidato da coligação "Ceará de Todos". De acordo com Eunício, a violência no Ceará é algo dramático, onde a cada duas horas um cearense perde a vida e apenas 6% dos crimes cometido são desvendados. Segundo Eunício, a Polícia Civil, responsável pela investigação, conta com um quadro limitado e muitos policiais ainda cumprem a função de vigiar os presos nas delegacias.
Mais um dado que chama atenção, conforme ressaltou, é que 90% dos municípios cearenses estão contaminados pelas drogas. “Por onde passo vejo as mães desesperadas e não vejo a mão amiga e a mão dura. Terei mão dura com traficantes e terei a mão amiga com os que precisam de tratamento”, garantiu. A promessa de ampliar as equipes do Raio para o interior do Ceará foi reiterada, lembrando ainda que não basta investir só na repressão, mas também deve-se garantir educação de qualidade.
Sobre a área de saúde, o candidato deixou claro que sua prioridade será o atendimento à população. Eunício destacou sua proposta em construir dois hospitais, um que atenderá à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), que também será um hospital escola, e outro na Região do Jaguaribe. Para garantir o bom funcionamento dessas e outras unidades, ele reafirmou o compromisso de realizar concurso público para 12 mil profissionais de saúde, além da implantação do programa “Remédio em Casa”, que levará medicamentos para os hipertensos e diabéticos.
Eunício, questionado pela candidata do PSB sobre sua opinião em relação ao escândalo da Petrobras, lembrou que não teve seu nome citado, e que jamais esteve envolvido em qualquer processo. “Tenho as mãos limpas”, ressaltou. No Senado, destacou, foi de sua autoria o relatório que tornou hediondo o crime de corrupção e a ampliação do "Ficha Limpa" para todos os servidores públicos. “Tenho ficha limpa e não respondo a nenhum tipo de inquérito e nenhum processo”, reiterou.
Respondendo à pergunta do candidato do PSOL sobre sua aliança com Tasso 456, Eunício disse estar muito orgulhoso da parceria. É andando pelas ruas, segundo observou, que se percebe a gratidão das pessoas pelo que Tasso fez quando foi governador do Ceará. De acordo com Eunício, foi na gestão do futuro senador, conforme muitos cearenses apontam, as últimos obras hídricas, entendendo ser uma realidade perversa, que nos dias de hoje, muitos ainda tenham que recorrer aos carros-pipa.
Além do compromisso em investir em obras e projetos de convivência com o semiárido, Eunício aproveitou para reforçar seu compromisso em acabar com as casas de taipa no Estado. Conforme o peemedebista, o Ceará ainda possui cerca de 90 mil casas de taipa, explicando que vai utilizar a verba do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para que a contrapartida necessária à construção de casas seja garantida.
Eunício se comprometeu em trazer mais indústrias para o Ceará, distribuindo-as em todas as regiões do Estado, e ainda derrubou boato de que acabaria com o Programa Bolsa Família, lembrando ser esse um projeto do Governo Federal.
Finalizando o debate, Eunício agradeceu ao povo do Ceará, que o coloca sempre em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto já realizadas. Como senador, Eunício ressaltou que sempre trabalhou pelos cearenses, principalmente pelos mais pobres, asseverando que essa continuará sendo sua conduta caso a população do Estado o escolha como o próximo governador do Estado. O debate da Nordestv, o primeiro realizado fora de Fortaleza, ocorreu em Sobral, no Teatro São João, que completou 134 anos nesta sexta-feira.
|
Comentários
Postar um comentário