Os recursos contra a prova para concurso de jornalista do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
- Questão 2 - O texto 01 ficou incompleto ao não especificar o tipo de coesão (a gramatical) que não ocorre no exemplo. Deferido – Questão anulada.
- 3 - Em algumas fontes gramaticais há diversificação no trato do conceito de perífrase e de antonomásia: umas tratam esta última como designação para pessoa ou lugar por qualquer atributo notório ou acontecimento a que estejam ligados; outras, no entanto, expõem a especificação de atributo para designar apenas pessoa. Em virtude de não haver esse consenso e de não ter sido indicada uma bibliografia de referência, a questão será anulada. Deferido – Questão anulada.
- 4 - O item que contém classificação indevida é o A, pois “Ler Clarice Lispector” é exemplo de metonímia (uso de autor pela obra) e não de prosopopeia, comparação ou hipérbole, como pretenderam alguns recursos. Em “A maldade povoa a sua mente”, há sim uma metáfora, um uso figurado para o que poderia ser dito simplesmente como “há muitos pensamentos ruins em sua mente”. De acordo com Sacconi, em alguns exemplos, os termos da comparação podem não estar presentes. Não consideramos que haja prosopopeia nesse exemplo; e, mesmo que houvesse, o fato de uma frase poder conter em si a possibilidade de mais de uma classificação não invalida que apenas uma delas tenha sido considerada. Ainda de acordo com Sacconi, a expressão “formigueiro humano” constitui um exemplo de catacrese, assim considerada pelo uso “impróprio”, figurativo, da palavra que ainda contém a característica de esquecimento etimológico. Indeferido – Mantido o gabarito.
- 6 - A argumentação do recurso é inconsistente, pois o fato de haver outras formas de se escrever uma mesma palavra não implica em erro da alternativa. Portanto, a única palavra que está indevidamente escrita é a do item B, “excessão”, cuja forma correta é “exceção”. Indeferido – Mantido o gabarito.
- 10 - A questão será anulada por conta de erro de digitação. De fato, a vírgula que consta após a palavra “olhar” não deveria estar no texto, pois fere à regra de não separação entre sujeito e seu verbo. Isso gerou duas alternativas erradas. Deferido – Questão anulada.
- 11 - O sujeito está, sim, expresso na frase e é “esse relógio”. O item que apresenta a concordância verbal indevida é o B. O correto seria “baterá doze horas”, pois o sujeito não é “doze horas”, mas sim “esse relógio”, ou seja: “esse relógio baterá doze horas daqui a pouco”. O exemplo do item D admite duas possibilidades [(1) se se tratar de coletivo geral, o verbo ficará no singular; (2) alguns gramáticos admitem também a concordância plural quando o núcleo do sujeito é um coletivo seguido de locução plural, mas é referencial a concordância singular). Indeferido – Mantido o gabarito.
- 12 - O item que apresenta a concordância verbal correta é o A. “Os jovens são a esperança de um mundo melhor” (regra: o verbo “ser” concorda geralmente com o elemento plural mais próximo); “Havia inúmeras pessoas na rua à tarde” (regra: os verbos que não têm um sujeito, chamados impessoais, são usados sempre na 3ª pessoa do singular; em particular, o verbo “haver” com sentido de “existir” segue essa regra); “Uma série de erros aconteceu naquele setor” (regra: se se tratar de coletivo geral, o verbo ficará no singular; alguns gramáticos admitem também a concordância plural quando o núcleo do sujeito é um coletivo seguido de locução plural, mas é preferencial a concordância singular); “Vendem-se casas e apartamentos aqui” (regra: verbo transitivo direto SE sujeito paciente = o verbo concorda normalmente com o sujeito). Neste último caso, de acordo com Bechara (2010), a concordância com o verbo na reflexiva de sentido passivo pede que o verbo concorde com o termo que a gramática aponta como sujeito (na questão: “casas e apartamentos”). Indeferido. Mantido o gabarito.
- 13 - Houve, de fato, equívoco de classificação em três alternativas (c, d, e). Deferido – Questão anulada.
- 16 - Houve equívoco no lançamento do gabarito. A resposta correta está na alternativa E: “às vezes, pegava-me a pensar em quantas pessoas estão tão perdidas quanto eu, dia a dia, sofrendo à beira da morte da própria alma, sem encontrar a razão de existir, sem encontrar a si mesmo em meio a esse mundo bonito e cruel”. Deferido – Mudança de gabarito para alternativa E.
- 17 - Houve equívoco na classificação de “onde” (não se trata de advérbio, mas de pronome relativo); portanto, não há alternativa correta. Deferido – Questão anulada
- 18 - Há problemas com a definição relativa ao documento descrito no item 2 e nenhuma alternativa atende ao que foi solicitado na questão. Deferido – Questão anulada.
- 19 -A resposta correta está no item C. Nos demais itens, há falha da norma culta: em A, uso indevido do “porque” (correto: “por que”, ou “pelo qual”); em B, uso indevido do verbo “houveram” (correto: “houve”); em D, uso indevido de “afim” (correto: “a fim de”, com o objetivo de); em E, uso indevido de “foi implantado” (correto: “foi implantada”... uma nova tabela). Não há problema com o verbo “tomar” nem há ambiguidade no item C. O uso do pronome de tratamento “senhor”, que foi abreviado no texto, não implica em erro por conta disso, pois o próprio Manual da Presidência apresenta um exemplo de Memorando em que tal abreviação é colocada. Indeferido – Mantido o gabarito.
- 20 - Há mais de uma alternativa com emprego indevido dos pronomes. Deferido – Questão anulada.
- 22 - O procedimento científico constitui-se como os procedimentos sistematizados para realização da elaboração científica, desde a observação da realidade à conclusão do trabalho. O estudo de caso é um tipo de pesquisa, e não constitui um desses passos. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 23 - Todas as alternativas estão corretas, nesse caso, a banca decide pela anulação da questão. Deferido. Questão anulada.
- 24 - A banca reconhece erro na digitação do gabarito. Deferido. Mudança de gabarito para alternativa E.
- 25 - De acordo com o Art 2º, da lei 5.377, o planejamento e execução de campanhas de opinião pública é considerada atividade específica de Relações Públicas. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 26 - Segundo o Art 4º da lei 12.965, a disciplina do uso da internet no Brasil tem por objetivo a promoção:I - do direito de acesso à internet a todos;II - do acesso à informação, ao conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos;III - da inovação e do fomento à ampla difusão de novas tecnologias e modelos de uso e acesso; e IV - da adesão a padrões tecnológicos abertos que permitam a comunicação, a acessibilidade e a interoperabilidade entre aplicações e bases de dados.Assim, só existe uma resposta correta entre as alternativas. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 27 - Segundo o Manual de Jornalismo da Folha de São Paulo, o perfil busca traçar as opiniões da personalidade em pauta, sua inserção cultural ou política na sociedade e os fatos mais relevantes de sua vida, além dos detalhes de seu cotidiano. Sendo o perfil uma reportagem biográfica, é considerado um texto do gênero jornalístico. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 28 - Conforme Nilson Lage, a reportagem não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido, por isso ela é temática e focal. Como o enunciado da questão coloca, o texto é de interesse atual e não de fatos da atualidade. Não havendo assim, erros na questão. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 29 - As alternativas A,B,C e D competem atividades específicas do profissional de relações públicas, conforme a lei 5.377/67. Assim, a única opção que trata do trabalho de assessoria de IMPRENSA a letra E. O enunciando fala de veículos de comunicação em geral e, embora haja a restrição na descrição desses veículos no item, não há prejuízos para o entendimento do trabalho de assessoria de imprensa já que o conceito é o mesmo definido no Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 31 - As opções B, C, D e E seguem o que determina o Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ e devem ser exercidas exclusivamente por jornalistas habilitados. O item A descreve uma prerrogativa do Relações Públicas, conforme a lei 5.377/67. Os candidatos devem observar a diferença que existe entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa. Indeferido. Manter o gabarito.
- 32 - O enunciado da questão especifica, claramente, o que é a súmula. A clipagem é entendida como a seleção do material divulgado na imprensa e coleta e arquivamento de TODO o material publicado sobre o assessorado, ou que possa interessá-lo. Embora a súmula seja um tipo de clipagem, não dá pra admitir que existam duas respostas corretas, uma vez que o conceito de clipagem é bem mais amplo e envolve um trabalho maior que meramente relacionar os assuntos. Indeferido. Manter o gabarito.
- 35 - A questão contempla o tópico "Organização de eventos institucionais", presente no o conteúdo programático do concurso. A resposta aponta as orientações determinadas pelo "Guia de eventos, cerimonial e protocolo da rede federal de educação profissional e tecnológica" (disponível na internet para download), recomendações que devem ser adotadas por todos os institutos federais do Brasil, não sendo exclusividade do IFCE. Assim, o item do manual que trata de Ordem de precedência para composição de mesa de honra afirma que a instituição adotará a Ordem de Precedência ali determinada para as cerimônias de Colação de Grau. A instituição adotará a seguinte Ordem de Precedência para as cerimônias de Colação de Grau: Reitor ou representante legal; Autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, previstas no Decreto nº 70.274/72; Diretor-Geral do campus do evento; Coordenador de curso; Paraninfo; Patrono. Assim, a banca reconhece erro de digitação do gabarito, muda para a letra B e mantém a questão. Deferido. Gabarito alterado para alternativa B.
- 36 - Para tratar de determinados temas é necessário recorrer a autores especialistas na área. O uso de teóricos para elaboração de itens não se caracteriza motivo para anulação de questões de concurso. Indeferido. Manter o gabarito.
- 37 - Para tratar de determinados temas é necessário recorrer a autores especialistas na área. O uso de teóricos para elaboração de itens não se caracteriza motivo para anulação de questões de concurso. Indeferido. Manter o gabarito.
- 39 - A resposta para a questão existe (item B) e está embasada nos estudos da pesquisadora Fabíola Oliveira e nas propostas da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Indeferido. Mantido o gabarito.
- 40 - A banca mantém o gabarito, baseada nos conceitos da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Os candidatos precisam fazer uma diferenciação entre jornalismo científico e divulgação científica. Indeferido. Manter o gabarito.
- 41 - A banca mantem o gabarito, tendo em vista que a questão foi formulada levando em conta o pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt de modo geral, que é amplamente conhecido por seu caráter de defesa da teoria crítica da sociedade. Indeferido. Manter o gabarito.
- 42 - Questão com construção inadequada do enunciado. Deferido. Questão anulada.
- 43 - O texto jornalístico para o rádio deve sim levar em conta a locução - buscando levar ao ouvinte a melhor recepção da notícia - e ser breve, o que não exclui uma construção que favoreça a imaginação visual de quem escuta a mensagem. A pontuação acaba sendo usada de forma reduzida em virtude do uso de comunicação simples e direta. Não cabe, no jornalismo, o uso de adjetivos, o que parcializa a informação. Indeferido. Manter o gabarito.
- 46 - Os itens A e C estão corretos, portanto o gabarito indica a resposta E, que reúne ambas, como resultado. Muitos autores destacam os meios impressos, na atualidade, como espaços restritos tendo em vista a atual amplitude de informação disponibilizada via web. Indeferido. Manter o gabarito.
- 47 - A banca reconhece erro de digitação no gabarito e a resposta correta é a B e não a A como indicada no gabarito oficial. Deferido. Gabarito alterado para alternativa B.
- 48 - A pauta aborda um determinado assunto de interesse a ser divulgado. Nenhuma das outras alternativas apresentadas é correta. Indeferido. Manter o gabarito.
- 49 - O autor tipifica o release de forma variada, a depender da obra consultada. Deferido. Questão anulada.
- 50 - O assessor de imprensa deve preocupar-se em proporcionar todas as as condições necessárias para que o jornalista realize seu trabalho a contento. Dentre as condições, estão receber o profissional para agilizar demanda, estar atento a disponibilidade de tempo do repórter. Focar no fornecimento de informações sobre o tema da pauta também é importante para que o resultado da cobertura/entrevista seja satisfatório. Indeferido. Manter o gabarito.
- 54 - O assessor de comunicação atua preventivamente ("advogado do diabo") preparando o assessorado para das saídas comunicativas adequadas obviamente sem confronto ríspido com o profissional de imprensa.Não se deve confundir a obrigação do gestor público prestar contas com a sociedade (Comunicação Pública) com gerência de orçamento. As qualidades profissionais dos gestores só são ressaltadas, quando a pauta requer isso, nunca sempre. Indeferido. Manter o gabarito.
- 55 - Diversos estudos sobre as mídias sociais indicam que é inviável e até não recomendável responder a todos os posts dos internautas. Quando se respondem aos mais significativos busca-se dar satisfação a maior parte das pessoas que emitiram opinião/sugestão/critica.Não há obrigatoriedade em mencionar documento/bibliografia, até porque os aspectos apontados na resposta correta são indicados em vários estudos e guias de atuação nas mídias sociais. Indeferido. Manter o gabarito.
- 57 - O próprio enunciado da questão destaca que se analisa as mudanças sobre informação/comunicação.Não há obrigatoriedade de fornecer bibliografia. Indeferido. Manter o gabarito.
- 59 - A resposta correta indica dois campos da comunicação de natureza pública, sendo a afirmação encontrada em artigo assinado unicamente por Eugênio Bucci. Indeferido. Manter o gabarito.
Comentários
Postar um comentário