No ritmo das campanhas “Outubro Rosa” que trata do câncer de mama e do “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata, mais uma campanha agita o Brasil esta semana: o “Maio Amarelo”. Amanhã (11), o Cristo Redentor mudará de cor. A intervenção a favor da paz no trânsito fará referência à campanha internacional que propõe ações entre o Poder Público e a sociedade para reduzir o número de acidentes. A campanha, que conta com a mobilização da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU), pretende trazer o tema segurança viária para o debate em sociedade e mobilizar governo, empresas e entidades para diminuir a violência no trânsito.
Durante a campanha será distribuído material explicativo à população em frente às estações do Metrô e das Barcas na cidade do Rio de Janeiro. Os prédios da Catedral São Pedro de Alcântara, do Museu Imperial, da Câmara Municipal e o Obelisco, em Niterói, também serão iluminados. Segundo o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), autor da ”Lei Seca”, o Cristo Amarelo reforçará a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, um tratado da ONU que prevê a redução em 50% do número de mortes violentas ao volante. No Brasil, mais de 40 mil pessoas morrem por ano devido a colisões e atropelamentos.
Hoje o “Maio Amarelo” organiza um culto ecumênico também próximo monumento.
Para o sábado (30) está previsto um simpósio sobre o “Plano Nacional de Redução de Acidentes”. O encontro reunirá especialistas em segurança viária para debater as propostas que irão enriquecer o Encontro Ministerial da Organização das Nações Unidas que acontecerá em 2015. O objetivo do encontro será fazer uma a avaliação das ações da Década para Redução de Acidentes no mundo, até o presente momento.
Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade. Um número tão exorbitante que custa de US$ 518 bilhões por ano aos cofres públicos, representando, de 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.
“No Brasil, o índice de mortes é de 23 para cada 100 mil habitantes, um número que nós não podemos aceitar. Por isso a importância da conscientização e dos esforços integrados para mudar esta realidade” pondera o deputado Hugo Leal.
Quem olhar para o Cristo Amarelo neste final de semana no Rio de Janeiro irá se lembrar que a cor é sinal de atenção, como no trânsito.
Para mais informações consulte o site oficial da campanha: http://maioamarelo.com/
Comentários
Postar um comentário