Um relatório publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representação regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2014, afirma que o tabagismo mata 6 milhões de pessoas no mundo anualmente, 1 milhão delas no continente americano. Segundo a Opas, a epidemia do tabaco vai continuar crescendo caso o tabagismo não seja controlado pelas autoridades.
Diante deste cenário, a Unimed Fortaleza promoverá uma ação popular de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. O encontro acontecerá em 31 de maio, às sete da manhã, na Praça Luíza Távora, localizada entre a Avenida Santos Dumont e Costa Barros. A ação contará com a presença de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos.
O evento é público para qualquer idade, inclusive haverá um espaço apropriado para crianças, com brinquedos e distribuição de pipoca. Na programação haverá o credenciamento, aferição de pressão arterial, teste de estresse e dependência à nicotina e um circuito de treinamento funcional. Este treinamento, feito por um educador físico, trabalhará a respiração e resistência física.
Para o médico pneumologista Flávio Macdowell, um dos colaboradores desta ação, conscientizar é a forma mais direta e eficiente que temos para controlar o tabagismo. Macdowell afirma que o tabaco promove inúmeros malefícios à saúde de quem fuma e de quem convive com usuários. “Não é somente um problema para os dependentes. Quem está ao lado diariamente com pessoas fumantes também está sujeito a várias doenças”.
O profissional diz que uma sociedade mais integrada com a saúde local e entendida sobre os riscos que o tabaco pode trazer, possui menos pessoas doentes. “Os fortalezenses merecem ser conscientizados sobre esta prática para que tenhamos uma população mais saudável e com uma melhor qualidade de vida”.
Grupo Ares da Medicina Preventiva
Deixar de fumar é um dos objetivos do Grupo Ares, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza visa para os dependentes do tabaco. O encontro acontece todas as quartas-feiras, a partir das 18h30, na própria sede da Medicina Preventiva, que fica na Avenida Santos Dumont, 1463, Aldeota.
A Medicina Preventiva é uma unidade que promove a conscientização sobre diversas enfermidades, buscando melhores hábitos alimentares e equilíbrio emocional, para a redução de doenças como obesidade infantil e adulta, dependência do fumo, depressão, problemas respiratórios, entre outros problemas na saúde.
Comentários
Postar um comentário