O Ceará é um estado que tem grande potencial para exploração das energias renováveis, em especial a Solar, já que apresenta clima propício quase o ano inteiro. O Estado já deu o primeiro passo com a Usina Solar Fotovoltaica situada na cidade de Tauá. Com potência para gerar 1 megawatt, é a primeira desse tipo a atuar em escala comercial no Brasil. Mas é possível explorar muito mais. Segundo a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará, Eng. Eletricista, Thereza Neumann, a preparação e profissionalização é um dos principais passos para a ampliação da exploração da energia solar no Ceará. “Enquanto temos potencial de 1 megawatt, países como Portugal tem 46 megawatts e avançam nesta área. Assim, estamos apoiando a vinda de profissionais deste país para trocar experiências com os engenheiros, tecnólogos e outros profissionais cearenses que têm conhecimento em eletricidade, visando estimular o desenvolvimento deste setor”, revelou Thereza Neumann.
O Curso de Iniciação aos Sistemas Solares Fotovoltaicos acontecerá em Fortaleza, entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Realizado pelo Instituto Roberto Matoso, a iniciativa tem como apoiador o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará. Vai capacitar os profissionais locais através do conhecimento dos equipamentos, técnicas, métodos de cálculo e normas aplicáveis, proporcionando a troca de experiências através de workshops (via skype) com profissionais que atuam no mercado português nas áreas de manutenção, produção e instalação destes sistemas, se tornando uma ferramenta de iniciação na área, auxiliando os profissionais na percepção das oportunidades de negócio no novo mercado de mini e micro geração de energia fotovoltaica e suas inserções no mesmo. O curso ainda vai transmitir a atual situação jurídica sobre a legislação brasileira para as referidas áreas. “Em cada um dos tópicos apresentaremos paralelamente o exemplo português munindo os formandos de uma plataforma comparativa para o exemplo brasileiro”, explicou a presidente do Senge-CE.
PROGRAMAÇÃO
MÓDULO 1- Introdução aos Sistemas Solares Fotovotaicos (5 horas) MÓDULO 2- Instalações Fotovoltaicas Ligadas à Rede “On Grid” (8 horas) MÓDULO 3- Instalações Fotovoltaicas Autônomas “Off Grid” (5 horas) MÓDULO 4- Atualidade Normativa no Brasil (2 horas) Marco legal da Mini e Microgeração no Brasil (Resolução Aneel nº 482/2012 e NT-010 da Coelce) e o exemplo português MÓDULO 5- Instruções Práticas em campo (4 horas) Visita Técnica à Central Fotovotaica do IST de Energias Renováveis do Senai, no Campus da UECE – Universidade Estadual do Ceará
Mais informações e inscrições: Telefones: (85) 3219-2376 / 3219-0099 E-mail: sengece70@gmail.com
|
Comentários
Postar um comentário