Um dos grupos de grande importância e referência na história da música cearense, o Quinteto Agreste, criado em 1974, possui uma trajetória rica na MPB, como, participações em importantes festivais e projetos, entre os quais, Luiz Assunção (1980-1984); o projeto Pixinguinha (1984) e o projeto Pixingão; shows em diversos estados brasileiros, além de participações em festivais e eventos no Ceará. Além da gravação dos discos Quinteto Agreste (1980); Sol Maior (1982); Pássaro de Luz (1986); Caminhando Sempre (2004). Participou ainda de importantes coletâneas e projetos especiais, como Caixa Patativa (sobre a obra do poeta Patativa do Assaré (2003); Língua de Trovador (disco do cantor e compositor Eudes Fraga, 2005); Cinco em Ponto (disco do grupo vocal Cinco em Ponto, 2005) e Pedra Bonita (disco do cantor e compositor Ba Freire, 2010).
No decorrer do tempo, o grupo passou por algumas formações e após um período de pausa iniciado em 2005, está de volta. Atualmente conta com os remanescentes Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão, baixolão, arranjos e direção musical) e Ademir do Vale (ateria e percussão) que se juntaram aos recém-chegados, Makito Vieira (sanfona, rabeca e bandolim) e Davi Silvino (violão e voz). Após um tempo ensaiando retorno, o grupo está de volta, completando 40 anos de criação, com o show Ceará de Luz, nos hoje e amanhã às oito da noite, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O show acontece no programa Polifonias, que também terá show do grupo de Juazeiro do Norte, Zabumbeiros Cariris.
O Quinteto apresenta um repertório plural, composto de canções impregnadas da sonoridade e dos ritmos nordestinos. Um roteiro musical que evidencia a saga do ensolarado homem nordestino, em sua luta tenaz e permanente pela vida. É um verdadeiro canto de iluminação e de resistência, de anônimos heróis do povo nordestino, nômades involuntários a desenharem, na vida, veredas e caminhos do sobreviver e do conseguir ser.
Uma síntese sonora, plural. Um roteiro construído com músicas que o Quinteto fez repercutir em momentos marcantes de sua trajetória, cantando com o seu público.
O show Ceará de Luz tem a produção da jornalista e produtora Joanice Sampaio e foi selecionado no Edital 2013 do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Serviço
Projeto Polifonias
Quinteto Agreste - Show Ceará de Luz e Zabumbeiros Cariris
Dias 19 e 20 de abril, às 20 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
No programa Polifonias, os dois artistas sobem ao palco na mesma noite em dois dias de shows seguidos.
Comentários
Postar um comentário