A abertura da programação de espetáculos do Festival de Circo do Ceará acontece nesta hoje, Dia do Circo, às 17 horas na grande lona instalada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Vivências do universo do circo com o Grupo Garajal – Maracanaú (CE) (perna-de-pau, malabares, pinturas, jogos, adereços). Na abertura oficial, às 19h, homenagens às famílias e artistas mais antigos do circo no Ceará, gestores e artistas. Logo após, a programação segue com as apresentações de Reginho Show (CE), Palhaço Pimenta (Mestre da Cultura - CE), – Latin Duo (Rosário –Argentina), Tecido Acrobático com Nayendy Pâmela (CE) e Fun_farra com a Charanga do Festival encerrando a primeira noite. O público poderá percorrer o universo do conferindo exibição de filmes, documentários, fotografias de circo e artistas circenses do Ceará.
Conhecido como a terra do humor, o Ceará consolida sua vocação para uma das artes mais democráticas e populares do mundo, o Circo, promovendo, pela primeira vez, o Festival de Circo do Ceará com a participação de artistas circenses brasileiros e argentinos. A programação de 24 a 29 de março é gratuita e será realizada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar e na Praça do Ferreira. A primeira edição do Festival de Circo do Ceará conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, além de receber apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Com o tema ‘O Palhaço Cearense’, esta primeira edição homenageia a oralidade, a irreverência e o improviso que contagiam plateias em picadeiros por todo o estado do Ceará e garante risadas dos mais diversos públicos. Os seis dias do festival serão divididos em formação e mostra artística, além do subprojeto “Luz no Picadeiro”, programa de formação e informação voltado para o público circense, profissionais, artistas e gestores. O programa inclui minicursos, treinamentos, oficinas e palestras para capacitar a classe circense em suas atividades artísticas, técnicas e administrativas.
Cerca de 80% da programação será composta por artistas cearenses, que dividem a cena com mestres como Pimenta e Biribinha, além de experimentarem novas formas de fazer circo com vizinhos argentinos como Latin Duo, Cia. manoAmano, Muruya e Manic Freak. “Nosso festival anuncia tempos de alegria e futuro mais visível para o Circo e artistas circenses do Ceará”, prevê a diretora executiva do festival, Giza Diógenes.
Esta iniciativa da Iluminura Produtora Cultural em parceria com a Associação Artística Dona Zefinha – também responsáveis por sua realização - é uma porta para o público cearense conhecer mais de perto o trabalho que os artistas circenses realizam sob as lonas dos pequenos circos espalhados por todo o estado. Mais informações podem ser encontradas no site www. festivaldecircodoceara.com
Sobre a Programação
Os encontros, oficinas e minicursos serão realizados, de 24 a 26 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Passeio Público, no Café Teatro das Marias e no SEBRAE. Serão oferecidas quatro oficinas de técnicas circenses e três minicursos de brigadista de incêndio, instalações elétricas e gestão de negócios/microempreendedor individual.
Atendendo à demanda da classe circense do Ceará, o Festival ainda promove dois encontros: um para debater com os representantes das Secretarias Regionais Executivas da Prefeitura Municipal o exercício da Lei do Circo de Fortaleza; e o segundo, para promover o intercâmbio de informações e a fruição de produtos artísticos numa conversa com programadores de festivais, produtores culturais e artistas.
A programação segue entre os dias 27 e 29 de março com a mostra de artes circenses, que é inteiramente gratuita e será apresentada em dois espaços em Fortaleza: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praça do Ferreira. Para receber o público, foi montado um picadeiro sob uma lona de circo, especialmente ambientado para oferecer conforto durante as quatro horas de programação diária.
A programação começará às 17 horas, com vivências de técnicas circenses por meio de aulas de perna-de-pau, malabares, maquiagem, além de exibição de documentários e fotografias. A partir das 19h, a programação segue no picadeiro com apresentações de palhaços, equilibristas, malabaristas, mágicos e tudo de fantástico que o circo oferece, sempre acompanhadas pela Charanga e fanfarras que não deixarão faltar boa música.
Comentários
Postar um comentário