Começa hoje o Surf City, evento que promete entrar para a história do surf cearense. A abertura oficial será às três da tarde na Barraca Guarderia Brasil, localizada na Praia do Futuro.
Para a cerimônia de lançamento os organizadores planejaram um grande encontro intitulado Unidos pelo Mar!, onde atletas, simpatizantes, apoiadores, organizadores e imprensa estarão reunidos para discutir questões relevantes para o esporte e a sociedade.
Na ocasião os curadores do evento, Marta Rodriguez e Romero Jucah, falarão um pouco sobre a filosofia do evento e apresentarão para os convidados as diversas atrações que farão parte da programação do evento que irá até o próximo domingo. Na sequência, será promovida uma mesa-redonda onde os parceiros e as entidades envolvidas no projeto falarão sobre os diversos temas:
Diretores do IPOM – “O surf como superação social e forma de vida”;
GREENISH – “Identidade e Life Style no mundo do surf”;
IPOM E GREENISH – “Case study – Lançando uma coleção social de sucesso”;
Projeto Limpando o Mundo – “Rede de voluntários na proteção de áreas naturais”;
Juaci Araújo – Biólogo, Surfista e Arte Educador – “Transtorno Obsessivo por Praia-TOP”;
Teka Lenz – Associação Brasileira de Windsurf – Diretor Guarderia Brasil – “Eventos Esportivos e a Guarderia Brasil”;
Surfista Profissional do Ceará – “Experiência profissional e relação com o mar”;
Amanhã
O evento inicia suas atividades culturais e sócio-ambientais, com a Limpeza de Praia, que será coordenada por representantes do Movimento Limpando o Mundo e Voluntariado e acontecerá entre 8 e 10 da manhã.
A partir das três da tarde será o momento de lembrar e conhecer os protagonistas e as histórias dos primórdios do surf cearense no VI Encontro Masters da História, que reunirá nomes importantes das primeiras gerações de surfistas cearenses, com presenças confirmadas de Antônio Carlos Quinderé e André Griezer (primeiros surfistas cearenses), Antônio Carlos Almeida (Traficante de Pranchas-apontado como o estilo mais bonito de todos os tempos do surf cearense), Anselmo Mororó (1º Shaper cearense), Alfredo Montenegro (1º surfista caçador de Big Waves), dentre outros.
Domingo
Além das atividades de Limpeza de Praia, Salva-Surf e das exposições que estarão acontecendo simultaneamente durante todo o evento, teremos uma apresentação do Maracatu Povo do Mar e muita surf music no show de encerramento.
Todas as atividades refletirão os aspectos culturais e comportamentais que o surf, há décadas, exerce diretamente sobre a sociedade. Música, artes plásticas, fotografia, ecologia, sustentabilidade, histórias, memórias e perspectivas serão os eixos do SURF CITY, um evento que celebrará o estilo de vida de uma tribo de amigos unidos pelo surf, UNIDOS PELO MAR!
Unidos pelo mar é a onda que traz o SURF CITY. Nesse evento, a agitação e movimento da cidade se aliam ao astral e leveza da praia para juntos, fazerem transbordar uma enxurrada de talentos em diferentes áreas. O objetivo é mostrar como essa onda invade e movimenta a cidade de uma forma lúdica e prazerosa, banhando diariamente a população com uma energia que transpira, respira e promove um estilo de vida saudável e sustentável.
Surfe que te quero surfe!
Buscando afastar-se dos rótulos e esquemas convencionais de campeonatos, feiras comerciais e afins, o SURF CITY se propõe a ser um evento de caráter cultural e social, que pretende mesclar as artes urbanas da cidade com a atmosfera do espírito do surfe.
Programação Completa
Exposições:
Fotos - Francisco Chagas Carmo emprestará sua particular visão artística do mundo do surf para extrair a essência do esporte em imagens incríveis;
Quadros - Rosa Fonseca e sua arte em cores vibrantes e temas ligados ao surf será uma das atrações do evento. Além dela, outros artistas exporão seus trabalhos em telas e terão a oportunidade de mostrar um pouco dos seus processos criativos desenhando, pintando e promovendo intervenções ao vivo durante todo o evento;
Espaço evolução do surf
Réplicas em diferentes estilos mostrarão a evolução das pranchas dos anos 1960 até os dias de hoje. Além disso, uma sala de Shape irá mostrar, ao vivo, profissionais esculpindo e colorindo pranchas de diferentes estilos, modelos e épocas.
VI Masters da História
Reunião promovida anualmente pelo jornalista especializado em surf e esportes de ação, George Noronha, que reúne as primeiras gerações de surfistas cearenses das décadas de 1960, 1970 e 1980 onde as histórias e memórias dos tempos dourados do esporte e seus protagonistas serão exaltados em conversas e diálogos informais que criarão o clima de Old Surf Music durante o Sunset Guarderia;
Responsabilidade Social
O IPOM-(Instituto Povo do Mar) estará presente durante toda a jornada com Stand Informativo sobre temas como a educação de suas crianças, o projeto social, artes visuais, maracatu com as crianças etc;
A Escolinha PF SURF SCHOOL promoverá aulas para iniciantes interessados em aprender a arte de deslizar sobre as águas;
O Projeto SALVA SURF, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, ministrará aulas de primeiros auxílios para os interessados em aprender noções de salvamento;
Ecologia e Sustentabilidade
AQUASIS e o MOVIMENTO LIMPANDO O MUNDO ficarão a cargo de levar aos presentes a ‘onda’ da ecologia. A entidade irá realizar ações de promoção de limpeza da praia, além de mostrar seu trabalho através de representações cênicas e curiosidades. Também serão realizadas pinturas interativas com voluntários.
Curadores: Marta Rodriguez e Romero Jucah
Marta Rodriguez Silva - Natural da cidade de Extremadura, na Espanha, Marta Rodriguez chegou ao Ceará com o objetivo de concluir o curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Ceará. Viajante por vocação, sempre gostou de esportes e aventuras. Foi assim que os bons ventos alísios a trouxeram da Europa para o Nordeste brasileiro.
E foi da paixão despertada pelo calor do povo e pelos contrastes do Brasil que nasceu o desejo de fixar residência nas terras tupiniquins.
Atualmente, como Gerente de eventos e Marketing na Guarderia Brasil, o mar é o seu escritório e o SURF CITY é a ‘menina dos seus olhos’, onde a essência do projeto se materializa no desejo de fugir dos esquemas convencionais para realizar um evento que deixe uma marca no coração de todos que passarem pela Guarderia Brasil durante a realização do projeto.
Romero Jucah – Ativista dos mais antigos no cenário do surf das últimas três décadas, para os conhecedores do surf, Romero Jucah dispensa apresentações. Contudo, para os menos familiarizados com o esporte, basta dizer que dentre outras coisas, Romero criou o circuito cearense, esteve envolvido em todos os mundiais de surf realizados até hoje no estado, promoveu feiras de surf, escreveu um livro, e muito mais. Agora, anuncia uma nova fase onde os eventos não competitivos terão uma atenção especial de sua parte com um único objetivo: fortalecer a cultura do surf em toda a sociedade. E para marcar esse momento Romero emprega toda a sua experiência para chancelar o SURF CITY, que segundo ele, ficará para a história dos eventos voltados para a cultura surf no país.
O SURF CITY conta com o Patrocínio de Indaiá, Skol, Greenish e Pro-Massa. Apoio: Sesc e Jandaia. Parceiros: Ipom, Aquasis e Limpando o Mundo. Realização: Guarderia Brasil e R. Fun Eventos.
Todas as atividades programadas acontecerão amanhã e oito da manhã às seis da noite, com exceção da abertura, que ocorrerá hoje às três da tarde e do VI Encontro Masters da História, que rolará amanhã às três da tarde.
(George Noronha)
Comentários
Postar um comentário