Considerado um dos maiores guitarristas do mundo, Robertinho do Recife falará sobre sua trajetória musical no programa Seminário Avançado de Arte, do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (Rua Conde D’Eu, 560, Centro). O bate-papo acontece na quinta-feira (seis de março), a partir das 16 horas. A entrada é franca.
Amigo de cearenses famosos (Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Ricardo Bezerra, Amelinha), o guitarrista, compositor, produtor, multi-instrumentista e arranjador musical voltará aos palcos no Festival de Blues & Jazz, no próximo domingo (dois de março), em Guaramiranga. “Esse retorno tem um simbolismo muito forte. Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada. Eu não era da turma do Alceu Valença, sou pernambucano da turma do Ceará; toquei na Massafeira”, diz. Ele também revela que até piada já fizeram com o assunto. “Certa vez, um fã perguntou se era Robertinho do Recife ou do Ceará”.
Roberto Cavalcanti Albuquerque nasceu em Recife, em 1965. A cidade natal lhe rendeu o nome artístico com o qual ficou conhecido em todo o Brasil: Robertinho do Recife. Os primeiros passos na música foram ensaiados ainda na infância, quando já se destacava com a guitarra. Seu trabalho é reconhecido local e nacionalmente, sendo considerado um dos maiores guitarristas do país. Fez inúmeras parcerias exitosas, dentre as quais, com os intérpretes e compositores cearenses Fausto Nilo e Fagner; a vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai; e Gal Costa. Robertinho também tocou em bandas nos Estados Unidos, onde teve maior contato com o jazz, o blues e o country. Lançou oito álbuns e produziu outros tantos. Os CDs “Nação nordestina” e “Zé Ramalho canta Raul Seixas”, de Zé Ramalho, levam seu nome na produção. Atualmente, se dedica, principalmente, à produção musical.
Ainda no mesmo dia, às 18 horas, o CCBNB será palco de Roda de Capoeira, seguida de bate-papo sobre “A Capoeira como instrumento de inclusão social”. No dia seguinte, 7 de março, ocorre mais uma edição do Programa Rock-Cordel, que terá apresentação das bandas Nafandus (Metal Alternativo), Criokar (Thrash Metal), Siege Of Hate (Grindcore/Death Metal), Betrayal (Thrash). No sábado (oito de março), tem atividades infantis, a partir das 14 horas.
Programação da semana
Quinta-feira (6-3)0
Artes Integradas – SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE
16 horas - Café no Tom com Robertinho do Recife.
Artes Cênicas – TRADIÇÃO CULTURAL
18 horas Roda de Capoeira seguida de bate-papo sobre “A Capoeira como instrumento de inclusão social”.
Sexta-feira (7-3)
Música – ROCK-CORDEL
15 horas - Nafandus (Metal Alternativo).
16 horas - Criokar (Thrash Metal).
17 horas - Siege Of Hate (Grindcore/Death Metal).
18 horas - Betrayal (Thrash).
Sábado (8-3)
Atividades Infantis
14 horas - Arte em Família.
15 horas - Show Musical – Pintando o 7.
16 horas - Passeio no Trenzinho da História.
Comentários
Postar um comentário