Em março, a Caixa Cultural Fortaleza recebe o monólogo carioca “O Filho Eterno”, estrelado pelo ator Charles Fricks e dirigido por Daniel Herz. O espetáculo é baseado no romance literário homônimo escrito por Cristovão Tezza, adaptado pelas mãos de Bruno Lara Resende. A peça estará em cartaz de 13 a 16 de março, às 20 horas, de quinta a sábado, e às 19 horas no domingo.
Realizado pela Companhia Atores de Laura, do Rio de Janeiro, o monólogo mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. A chegada do primeiro filho com síndrome de Down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade. Frases de impacto dão o tom poético dessa trama, que aborda muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta.
Em cartaz desde junho de 2011, após estreia no Oi Futuro Flamengo (RJ), o espetáculo “O Filho Eterno” coleciona vitórias, como o Prêmio Shell (melhor ator para Charles Fricks e melhor direção de movimento para Márcia Rubin), o Prêmio APTR (melhor ator) e o Prêmio Orilaxé (Afroreggae) na categoria Teatro - Daniel Herz. “Levar o nosso espetáculo para Fortaleza será mais uma ótima oportunidade de intercâmbio tanto com os atores locais, com o público interessado na arte cênica. Estamos ansiosos para contar essa história no Ceará”, afirma Daniel Herz, diretor do espetáculo.
O romance literário já foi traduzido para 14 línguas. A obra é a mais reconhecida de Cristovão Tezza e arrebatou os maiores prêmios literários em 2007 e 2008, como o Prêmio Jabuti (melhor romance), o Prêmio APCA (melhor romance), o Prêmio BRAVO! (livro do ano), o Prêmio Portugal-Telecom, o Prêmio São Paulo de Literatura, o Prêmio Faz Diferença-O Globo e o Prix Littéraire Charles Brisset.
Sobre a Companhia Atores de Laura
A Companhia Atores de Laura foi criada no Rio de Janeiro em 1992 e desde então se apresenta em várias cidades do Brasil e no exterior (festivais em Lyon, na França; em Córdoba, na Argentina, e em Lisboa, Portugal). Tem no seu repertório 16 montagens teatrais. Inicialmente fundada e dirigida por Daniel Herz e Susanna Kruger, a Cia. passou, a partir de junho de 2009, a ser constituída por atores reunidos em uma cooperativa junto ao diretor Daniel Herz. Os Atores de Laura dedicaram-se ao trabalho coletivo, com o objetivo de pensar e realizar o ator como força principal do jogo cênico, em torno do qual são construídas e, posteriormente, a direção, a cenografia, a vestimenta e a iluminação.
O empenho em aperfeiçoar constantemente a formação artística de seus integrantes, a sintonia com a renovação da linguagem cênica do teatro contemporâneo, a exigência com a qualidade artística dos textos selecionados e a preocupação com a educação dos jovens e a formação de plateias certamente são as características que renderam aos Atores de Laura os 19 prêmios de teatro com que foram agraciados seus artistas ao longo da trajetória da companhia. Em 2000, a Cia. foi convidada para administrar o Teatro Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. Na sua sede, os Atores de Laura têm a oportunidade de proporcionar cursos de teatro, formar plateia e oferecer um espaço de experimentação para grupos e Cias. na Sala Atores de Laura, um espaço alternativo, fundado pela Cia. dentro do Teatro Miguel Falabella.
Serviço
Espetáculo “O Filho Eterno” (RJ)
Com Charles Fricks, direção de Daniel Herz e adaptação de Bruno Lara Resende
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Apresentações: 13 a 16 de março de 2014
Horários: 20 horas (quinta a sábado) e 19 horas (domingo)
Bilheteria: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5.00 (meia)
Informações: (85) 3453.2770
Comentários
Postar um comentário