Pular para o conteúdo principal



Começa hoje

Chegou a hora! A Cidade Jazz & Blues em Guaramiranga já está pronta para receber grandes shows que vão marcar a 15ª edição do Festival Jazz & Blues. É hoje. Acontece a abertura do evento com shows a partir das oito da noite.
A programação começa com cerca de 120 alunos das Residências Artísticas do Projeto Música é Para a Vida, que apresentam os resultados das oficinas realizadas ao longo de uma semana em Pacoti. Na sequência, shows com a Big Band Unifor, em sua estreia pública, e o cantor cearense Marcos Lessa, que foi uma das atrações do festival em 2013 e conquistou o país como um dos destaques do programa The Voice Brasil. A programação de abertura acontece em parceria com o Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia. O acesso nesta sexta-feira é gratuito.
O Festival Jazz & Blues acontece até terça-feira de Carnaval, em Guaramiranga, e continua em Fortaleza de 6 a 8 de março.
Residências Artísticas - Depois de uma semana de imersão na formação musical (22 a 27.02) com grandes nomes da música instrumental do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, os alunos de arte e educadores participantes das Residências Artísticas apresentam o resultado do que aprenderam, sob orientação dos professores: Itiberê Zwarg (Prática de conjunto), Ajurinã Zwarg (Prática de percussão e Prática de conjunto), Mariana Zwarg (Prática de sopro), Hermano Faltz (Prática de guitarra), Davi Calandrine (Prática de violão e Leitura e rítmica), Miquéias dos Santos (Prática de baixo e Harmonia e análise), Tito Freitas (Prática de teclado e Prática de conjunto) e Pedro Ito (Prática de bateria e Prática de conjunto). As Residências Artísticas integram o projeto Música é para a Vida, que é realizado pelaSociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).
Big Band Unifor - A Big Band Unifor é o mais novo grupo de arte da Universidade de Fortaleza, formado em outubro de 2013. Desde então vem se apresentando em eventos internos da Unifor. O show no palco da Cidade Jazz & Blues marcará a estreia para o público em geral. A regência é de Robson Lima.
Marcos Lessa - Esse jovem garimpeiro da arte vem colando as peças de um quebra-cabeça para contar a história da música brasileira em seus shows; como vem homenageando grandes artistas, tais como: Ivan Lins, Gonzaguinha, Wilson Simonal, Fagner, Belchior e outros grandes intérpretes e compositores brasileiros, bem como, apresentando a sua própria criação que aos poucos vem despertando o interesse daqueles que valorizam o conteúdo e a embalagem. "Canções da Estrada", show que apresenta em Guaramiranga, é o que Marcos Lessa juntou no meio do caminho e que fala alto dentro dele para levar ao povo, junto com o que ele próprio vem compondo como forma de dizer como ele é, e o que ele sente.
Em GUARAMIRANGA: De sábado (1) a terça (4)
Durante o Festival, a boa música entoa em Guaramiranga das primeiras horas da tarde até a madrugada. Começa com o CAFÉ NO TOM, no restaurante Basílico, onde a cada dia uma atração participa de um bate-papo. Este será um agradável momento de proximidade do público com o artista, em um ambiente acolhedor e descontraído.
Este ano o Festival Jazz & Blues tem uma parceria com Festival Saberes & Sabores: Literatura e Gastronomia. Juntos, realizam uma série de atividades como oficinas para crianças e público em geral, entre outras ações que vão acontecer também durante o dia.
No final da tarde o público é convidado a se dirigir à Cidade Jazz & Blues, espaço principal do evento, para conferir o ENSAIO ABERTO de uma das atrações da noite. Na sequência, tem o TOCA JAZZ, que são as apresentações dos participantes das Residências Artísticas, e o SHOW AO PÔR DO SOL, de atrações do festival.
A noite é de SHOWS com programação na Cidade Jazz & Blues. São duas atrações de jazz e gêneros afins na sessão das 21h30. Depois da meia-noite tem a HORA DO BLUES, fechando cada noite com uma grande festa embalada por bandas locais e de renome nacional.

Em FORTALEZA: De quinta a sábado (6 a 8)
Depois da Quarta-Feira de Cinzas, tem mais programação em Fortaleza, de 6 a 8 de março, com shows, bate-papos e workshop. Os shows acontecerão no Teatro Via Sul (dias 6 e 7), Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dia 7) e CUCA Mondubim (dia 8) e haverá também atividade no Centro Cultural Banco do Nordeste.

As ATRAÇÕES
Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014, estão os dois maiores compositores vivos da música popular brasileira: EDU LOBO, que vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, muito bem acompanhado por grandes músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano), e FRANCIS HIME, autor de composições como "Vai passar", "Luíza" e "Trocando em miúdos" (parcerias com Chico Buarque), em um show ao lado da esposa, a cantora OLIVIA HIME.
Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, que se apresenta em trio, juntamente com David Silliman (bateria/percussão) e Marshall Gilkes (trombone), e a participação especial de Andrea Tierra. O harpista é um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum de latin jazz, com o Trio Corrente.
O violino é o instrumento principal de duas atrações que certamente vão encantar a plateia do Festival: o brasileiro RICARDO HERZ TRIO, liderado pelo exímio violinista de formação invejável, que passa pelo estudo erudito na USP, pela renomada Berklee College of Music nos Estados Unidos, e o Center des Musiques Didier Lockwood, escola do músico francês que é considerado uma lenda do violino jazz, com quem tocou durante as celebrações do Ano da França no Brasil, e vem a cubana YILIAN CAÑIZARES, que já desponta mundialmente como uma das grandes instrumentistas da nova geração, cujo talento vem sendo comparado ao de Esperanza Spalding. À frente do quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino, onde usa tudo, do jazz moderno dos precursores dos anos 60, às contradanças francesas do século XIX, passando pelos ritmos cubanos.
O Festival recebe um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, ROBERTINHO DE RECIFE. O multiinstrumentista, compositor e arranjador apresenta no Festival Jazz & Blues o consagrado espetáculo ‘Rapsódia Rock on Road’, para marcar seu retorno aos palcos depois de 15 anos dedicado exclusivamente à sua respeitada carreira de produtor musical. Robertinho e banda fazem a festa executando canções de sua autoria. Esse retorno, como ele declara, tem um simbolismo muito forte: "Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada".
A guitarra é também o instrumento do cearense MIMI ROCHA, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança "Bom de Ouvir", seu primeiro CD instrumental, que teve a participação especial de Nando Lauria, Cristiano Pinho e maestro Spok. No Festival, Mimi Rocha será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).
O refinado quinteto VENTO EM MADEIRA, formado por Léa Freire e Teco Cardoso (flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão), vem com a participação especial da cantora MÔNICA SALMASO. Estará também neste Festival a riqueza harmônica, rítmica e melódica do ITIBERÊ ZWARG & GRUPO, liderado pelo compositor, arranjador e multiinstrumentista que é parceiro de Hermeto Paschoal desde os anos 70, com quem toca até hoje.
Do Ceará, o conceituado grupo instrumental MARIMBANDA, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, onde mostrará temas que farão parte do terceiro disco, a ser lançado este ano, e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros, como o choro, samba, frevo e bossa nova, e pelo jazz, em trabalhos autorais e releituras. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador TITO FREITAS faz uma homenagem a Noel Rosa, comnovas leituras da obra do compositor e cantor carioca. O cearense projeto JAZZIN, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz que aparecem renovados e ganham contornos modernos e ousados.
A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com feras do gênero no Ceará, alguns dos quais já consolidando carreira Brasil afora. É o caso de ARTUR MENEZES, um dos nomes mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil, que em 2013 lançou o CD "#2", pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. FELIPE CAZAUX, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”, e a BANDA RENEGADOS, que comemora 20 anos de carreira, se juntam no palco do Festival para uma grande festa do blues, com músicas autorais e covers de grandes bandas. E mais, a renomada BLUES LABEL, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e ALLYSSON DOS ANJOS, outro nome de destaque na cena blues cearense.
Quando o Festival descer a serra, mais shows de 06 a 08 em Fortaleza vão fechar com chave de ouro as comemorações de 15 anos do Jazz & Blues. As atrações: BIG BAND UNIFOR (CE), EDU LOBO, a cantora LÍDIA MARIA (CE), ROBERTINHO DE RECIFE (PE), EDMAR CASTAÑEDA TRIO com ANDREA TIERRA e músicos do projeto CASA DO BLUES. Dois bate-papos acontecerão em Fortaleza. No Centro Cultural Banco do Nordeste será com Robertinho de Recife. No Cuca Mondubim será com ELPÍDIO NOGUEIRA, que ministra também workshop sobre ukulele, um instrumento de costas havaiano.

QUEM FAZ
O Festival Jazz & Blues 2014 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento: Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO 
FESTIVAL JAZZ & BLUES 2014 - De hoje a quatro de março em Guaramiranga e de seis a oito em Fortaleza. Ingressos: Shows das 21h30 em Guaramiranga e no Teatro Via Sul: R$ 40 e R$ 20 (meia). Shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar: R$ 30 e R$ 15 (meia). O restante da programação tem acesso gratuito. Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

VENDA DE INGRESSOS
SHOWS EM GUARAMIRANGA - Shows das 21h30 na Cidade Jazz & Blues - À venda na Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com.br) e em Fortaleza até o dia 27 de fevereiro nas lojas Meia Sola Iguatemi, Shopping Aldeota e Av. Dom Luis. A partir do dia 01 de março ficam à venda somente na cidade serrana, nas bilheterias do Teatro Rachel de Queiroz e da Cidade Jazz & Blues.

SHOWS EM FORTALEZA - Shows dia 6 e 7 no TEATRO VIA SUL - À venda no site do teatro (www.shoppingviasul.com.br/teatro) e na bilheteria (Av. Washington Soares, 4335, 3°piso. Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 13h às 20h. Em dia de espetáculos a bilheteria funciona até às 22h. Tel: 85-3052.8027) e dia 07 no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar) podem ser adquiridos nas bilheterias dos respectivos locais. Shows dia 7 no ANFITEATRO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR - À venda na bilheteria do planetário. Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 14 às 20 horas. Tel: 85-3488.8600).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre Júlio Salles

O Blog do Lauriberto e a Agência de Notícias de Fortaleza  comunicam a morte  do narrador esportivo Antônio Júlio Cruz da Imperatriz Salles, aos 83 anos, que teve seu estado agravado, após cirurgia  (Gastroctomia Subtotal) para retirada de um Câncer no Estômago (Neoplasia Gástrica) há 21 dias. Júlio Salles estava internado, em estado grave, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo-Aldeota-Fortaleza-Ceará.

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre Júlio Salles

O Blog do Lauriberto e a Agência de Notícias de Fortaleza  comunicam a morte  do narrador esportivo Antônio Júlio Cruz da Imperatriz Salles, aos 83 anos, que teve seu estado agravado, após cirurgia  (Gastroctomia Subtotal) para retirada de um Câncer no Estômago (Neoplasia Gástrica) há 21 dias. Júlio Salles estava internado, em estado grave, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo-Aldeota-Fortaleza-Ceará.

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...