O Pré-Carnaval de Fortaleza finaliza sua programação neste final de semana. A festa será animada pelos brasilienses da banda Móveis Coloniais de Acaju no Aterrinho da Praia Iracema amanhã. A programação do Pré-Carnaval segue em diversos bairros nas sete regionais de Fortaleza e, amanhã, o cortejo de blocos se apresentam no palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 19 horas, seguido da apresentação dos Móveis Coloniais de Acaju (DF), às 22 horas. Durante os dias de evento é crescente a adesão do público, em média 40 mil foliões comparecem ao Aterrinho. O Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014 homenageia o Maracatu Cearense e é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), com patrocínio master da cerveja Skol e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará.
Os shows no Aterrinho vão até domingo (23). O edital selecionou 60 blocos, sendo 10 destes estreantes, com uma só saída, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. Os blocos se apresentam todas as sextas, sábados e domingos, espalhados por vários bairros de Fortaleza. Além do tradicional circuito Dragão do Mar – Praia de Iracema, outros bairros da capital como Benfica, Jardim América, Parque Manibura, entre muitos outros, também estarão entre os polos de folia.
De segunda a domingo, durante o período do Ciclo Carnavalesco, a população pode acompanhar ensaios abertos dos grupos de Maracatu, manifestação típica da cultura cearense, e de vários blocos, sempre com programação promovida em diversos bairros. Para não esquecer dos foliões mirins, a Secultfor montou um espaço especial para os domingos do Pré-Carnaval em prol da criançada. O Passeio Público de Fortaleza amanhece diferente aos domingos, sendo um espaço para reunir crianças e pais em um piquenique. A programação tem a realização de várias oficinas, como as de instrumentos musicais para o Carnaval, pintura facial para o Carnaval e de máscaras e adereços para o Carnaval. Outra novidade do Ciclo Carnavalesco e um preparativo dos foliões para o período momino serão as tardes de folia no Mercado dos Pinhões do Ceará, com muito samba.
Blocos no Palco do Aterrinho
Unidos da Cachorra
Bloco do Baqueta
Camaleões do Vila
Bons Amigos
Cheiro
Sobre os Móveis Coloniais de Acaju
Móveis Coloniais de Acaju é o resultado da união de dez artistas criados em Brasília, que decidiram se juntar em 1998 para formar uma banda. Da pluralidade de integrantes e influências, nasce um som único e diverso, que mistura sax, flauta, gaita e trombone com teclado, guitarra, baixo e bateria e a voz marcante de André Gonzales.
Foi com a participação no festival Porão do Rock de 2000 que veio o primeiro grande trampolim. O show, enérgico e performático, ganhou repercussão em nível nacional, e o Móveis apareceu em diversos e importantes veículos de comunicação, como os jornais Correio Braziliense, O Globo e Folha de São Paulo. A banda venceu o FINCA (Festival Universitário da UnB) duas vezes: em 2001 por júri popular, e em 2002 pelo júri oficial.
A partir de 2005, ano de lançamento do primeiro disco, “Idem”, o grupo se torna presença constante nos principais festivais independentes do país, e conquista um público cada vez maior. Em 2008, “Idem” é eleito pela revista Senhor F. um dos 50 discos independentes mais importantes lançados entre 98 e 2008. A música “Copacabana” também entrou na lista como uma das 50 mais importantes do período. No mesmo ano, a banda realiza uma miniturnê de seis shows pela Europa.
O segundo álbum, “C_mpl_te”, é lançado online pelo selo Trama em 2009, com patrocínio da Volkswagen e produção de Carlos Eduardo Miranda (Raimundos, Mundo Livre S/A, Cansei de Ser Sexy). O Móveis se apresenta no Video Music Awards Brasil 2009 e concorre aos prêmios da MTV de melhor show e melhor banda de rock alternativo. O disco é eleito o 5º melhor do ano pela revista Rolling Stone, e “O Tempo”, a 4ª melhor música brasileira. Em 2010, a banda vence na categoria Experimente do Prêmio Multishow, recebe o troféu Artista do Ano por voto popular no 1º Prêmio da Música Digital, e o Prêmio Orilaxé, de melhor grupo musical.
Em 2010, a Mobília gravou e lançou seu primeiro registro audiovisual: o DVD “Ao vivo no Auditório Ibirapuera”, gravado e lançado em parceria com o Canal Brasil.
No terceiro álbum, “De lá até aqui”, a parceria com Carlos Eduardo Miranda continua. São 14 faixas, mais rock do que nunca, com referências que vão da Soul Music até baladas beatlemaníacas, passando pelo disco dos anos 1970. O show de lançamento será em 16 e 17 de agosto, no Auditório Ibirapuera – São Paulo.
Além de administrar a própria carreira, a banda é responsável pela realização do festival Móveis Convida, criado em 2005 para integrar bandas de Brasília e de fora, e debater o mercado musical através de mesas e workshops. Até o momento, foram 13 edições com artistas nacionais como Los Hermanos, Pato Fu, Macaco Bong, Vanguart, Pata de Elefante, Ludov, O Teatro Mágico, Gaby Amarantos e Do Amor, além de internacionais, como Coiffeur e Mutandina (Argentina), e Juana Fé (Chile). O grupo também foi um dos primeiros a disponibilizar todo o seu repertório para download gratuito na rede, em 2002. A internet é uma ferramenta essencial para a banda, que acredita na comunicação direta com o público, e busca se aproximar dos fãs nos shows e em projetos colaborativos, como produção de clipes, ações virtuais etc.
Comentários
Postar um comentário