Fortaleza já vive o clima de Carnaval. A programação do Pré-Carnaval segue em diversos bairros nas sete regionais de Fortaleza e, amanhã), o cortejo de blocos se apresenta no palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das sete da noites, seguido da apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), às dez da noites. O Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014 homenageia o Maracatu Cearense e é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), com patrocínio master da cerveja Skol e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará.
Os shows no Aterrinho vão até 23 de fevereiro. O edital selecionou 60 blocos, sendo 10 destes estreantes, com uma só saída, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. Os blocos se apresentam todas as sextas, sábados e domingos, espalhados por vários bairros de Fortaleza. Além do tradicional circuito Dragão do Mar – Praia de Iracema, outros bairros da capital como Benfica, Jardim América, Parque Manibura, entre muitos outros, também estarão entre os polos de folia.
De segunda a domingo, durante o período do Ciclo Carnavalesco, a população pode acompanhar ensaios abertos dos grupos de Maracatu, manifestação típica da cultura cearense, e de vários blocos, sempre com programação promovida em diversos bairros. Para não esquecer dos foliões mirins, a Secultfor montou um espaço especial para os domingos do Pré-Carnaval em prol da criançada. O Passeio Público de Fortaleza amanhece diferente aos domingos, sendo um espaço para reunir crianças e pais em um piquenique. A programação tem a realização de várias oficinas, como as de instrumentos musicais para o Carnaval, pintura facial para o Carnaval e de máscaras e adereços para o Carnaval. Outra novidade do Ciclo Carnavalesco e um preparativo dos foliões para o período momino serão as tardes de folia no Mercado dos Pinhões do Ceará, com muito samba.
Sobre a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Formada em 2002, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) reconhece e valoriza a riqueza cultural do bairro pernambucano (Bomba do Hemetério). Focado na pesquisa, manutenção, releitura e interação entre vários ritmos e expressões musicais de Pernambuco, do Brasil e do mundo, o grupo trabalha a formação profissional e cidadã como tema permanente nos seus ensaios. A perseverança do trabalho do Maestro Forró e dos integrantes da Orquestra mudou pra melhor a visão da cidade sobre o bairro, ajudou a elevar a autoestima coletiva dos seus moradores, que hoje se reconhecem no sucesso da OPBH e se orgulham de fazer parte dessa história. A OPBH é um dos mais respeitados grupos da nova cena musical de Pernambuco.
O grupo vem conquistando elogios do público e da crítica especializada por apresentar arranjos e performances diferenciadas das orquestras tradicionais, unindo o erudito e o popular. O repertório da Orquestra é um verdadeiro mosaico multicultural, no qual reúne frevo, samba, maracatu, caboclinho, coco, baião, blues e outros ritmos. A OPBH toca, canta, dança e “faz teatro” em comunicação direta com o público, que corresponde e participa dos shows. O repertório da Orquestra reúne frevo, samba, maracatu, caboclinho, coco, baião, blues e tantos outros ritmos formando um grande mosaico multicultural.
Comentários
Postar um comentário