O mês é de férias, mas para bailarinos e companhias de dança do Ceará é hora de ensaios para o VI Festival de Dança Litoral Oeste. O evento acontece em fevereiro nas cidades de Itapipoca, Trairi e Paracuru.
Serão selecionadas obras coreográficas exclusivamente de artistas de dança independentes, grupos, companhias e coletivos residentes e atuantes no Ceará há mais de dois anos. Serão contemplados espetáculos estreados ou em processo de estreia, nas áreas de Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais, Danças de Salão, Danças afro-brasileiras, Flamenco, Sapateado, Hip Hop e Interferência de Rua.
As obras propostas deverão se alinhar aos espaços cênicos a serem ocupados. Para os espaços abertos (palcos montados, praças e ruas) serão priorizados trabalhos que dialoguem com essas ambiências, portanto de estéticas e dinâmicas expansivas, lúdicas e populares. Para os espaços fechados (teatro, galpão, auditório) serão contempladas propostas coreográficas que exigem olhar mais próximo e interação direta com o público, de cunho minimalista e experimental.
As propostas de espetáculos foram recebidas até ontem (10). A divulgação oficial das obras contempladas acontecerá na próxima terça-feira (14) na página do evento no Facebook: "Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014" e no site da Secretária de Cultura do Estado do Ceará (Secult): www.secult.ce.gov.br.
Nesta edição, Paracuru, Itapipoca e Trairi terão suas respectivas programações em praças públicas, espaços alternativos e teatros, com mostras gratuitas e “Encontros-Aconchegos” lançados neste ano, integrando artistas e produtores envolvidos em cada cidade. Além dos grupos selecionados por meio da Convocatória, nas três cidades circularão os trabalhos de suas respectivas companhias: Paracuru Cia de Dança, Cia Balé Baião e Arreios de Trairi.
O VI Festival de Dança Litoral Oeste tem o incentivo da Coelce, apoio cultural do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, parceria da Prefeitura Municipal de Paracuru e Prefeitura Municipal de Itapipoca e Prefeitura Municipal de Trairi. Realização: Associação Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI).
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curu e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.
Assessoria de Imprensa Degage (Sônia Lage e Eugênia Nogueira).
Comentários
Postar um comentário