A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), apresentará detalhes sobre o Projeto Portadores do Futuro às entidades parceiras e formadores de opinião na próxima segunda-feira (20), durante um almoço na cobertura da Fiec, com a presença do diretor corporativo do INDI, Carlos Matos.
A gerente dos Observatórios da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Marília de Souza, apresentará a metodologia do projeto e os resultados obtidos no Paraná. Além disso, será apresentada a estratégia da Fiec em enxergar o futuro da indústria cearense identificando as atividades econômicas alinhadas com as tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado nos próximos dez anos. O objetivo é sensibilizar os parceiros a colaborarem com o projeto, que propõe ampliar a competitividade industrial e contribuir para a maior equidade econômica das regiões cearenses. No mesmo dia, Marília participa da reunião da Diretoria Executiva do Sistema Fiec.
Para atingir essa visão de futuro, o Núcleo de Inteligência Industrial do Indi vem desenvolvendo o projeto em parceria técnica com a Fiep. O Ceará será o terceiro no país a realizar o projeto depois do Paraná e Santa Catarina. A iniciativa prevê a promoção de sete painéis, totalizando a mobilização estimada de 280 especialistas em todas as mesorregiões cearenses (região metropolitana de Fortaleza, Noroeste, Norte, Sertões, Jaguaribe, Centro-Sul e Sul), que serão realizados nos meses de fevereiro e março. Dentro do cronograma de atividades, os estudos de base no Ceará já estão sendo finalizados, neste mês de janeiro, para subsidiar os painéis. Nesse material, constam dados econômicos, sociais, informações sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação. A publicação final estará disponível para consulta da sociedade no mês de maio.
Com base nos dados, será possível identificar, conjuntamente, as tendências tecnológicas de setores industriais dinâmicos ou relevantes para todas as regiões cearenses, que serão apresentadas nas reuniões regionais para especialistas do governo, universidades e institutos de pesquisa, terceiro setor, empresários e representantes de entidades de classe. Esses encontros com especialistas vão formar uma base de conhecimento juntamente com a carta de tendências tecnológicas. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, com o objetivo de situar o estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.
Convênio entre a Fiec e Fiep
Há quase um ano, a Fiep e a Fiec assinaram um protocolo de intenções para a formatação de uma aliança estratégica. O acordo permite ampla troca de conhecimento entre as duas entidades, com a intenção de impulsionar o desenvolvimento inovador e sustentável nos dois estados. O convênio, hoje, prevê o compartilhamento de informações e atuação conjunta entre o setor de Inteligência Industrial do Indi e os Observatórios Sesi/Senai/IEL, que atuam na elaboração de projetos, pesquisas, prospecção, difusão de novas tecnologias e articulação que visem ao desenvolvimento industrial sustentável.
Saiba mais
Projeto de Inteligência Industrial
Compõe-se de um conjunto de pesquisas, análises e sistemas de informação, cujo objetivo é construir uma inteligência capaz de dar suporte ao parque industrial cearense, orientando-o para a competitividade sustentável, permitindo maior agregação de valor e intensificação de investimentos. Tal objetivo está, por sua vez, alinhado com a necessidade de posicionamento institucional do Sistema FIEC como entidade de vanguarda na indução das mudanças desejadas na estrutura socioeconômica do Ceará, em um horizonte de longo prazo.
Áreas de atuação
O Projeto se baseia na geração de conhecimento sobre a competitividade dos setores industriais e do território cearense, atendendo a demandas provenientes do Sistema Indústria, empresários, possíveis investidores, entes públicos e demais interessados em uma agenda de desenvolvimento sustentável da indústria cearense.
Serviço
Almoço de apresentação do Projeto Setores Portadores de Futuro
Dia: 20 de janeiro (segunda-feira)
Horário: às 12 horas
Local: Sala VIP (cobertura da FIEC)
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980 – bairro Aldeota
Comentários
Postar um comentário