O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participará do I Workshop do Ecossistema de Inovação, que será realizado em seis de fevereiro, das 8 às 17 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A participação foi confirmada durante reunião entre o presidente da Fiec, Roberto Macêdo, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na última quarta-feira (15), no Rio de Janeiro.
Por recomendação da presidência do banco, a assessora especial do BNDES, Helena Lastres, e o gerente regional, Paulo Guimarães, confirmaram presença no workshop, que terá como coordenadores e palestrantes os israelenses Amnon Frenkel, Yehoshua Gleitman, Raphael Bar-EL, responsáveis por promover políticas públicas de inovação e tecnologia para o desenvolvimento econômico de Israel.
O workshop contará com 40 participantes e fará um mapeamento do ecossistema de inovação cearense, envolvendo empresários, universidade e poder publico. O diretor corporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Carlos Matos, acompanhou o encontro no Rio de Janeiro.
Em outra reunião, também na sede do BNDES, Roberto Macêdo e o diretor corporativo do Indi acertaram a construção de uma agenda de fortalecimento do Posto Fiec/BNDES, hoje, referência nacional, com a chefe do Departamento de Relacionamento com Instituições Financeiros e outras instituições, Juliana Cruz. Para isso, será agendada uma oficina com a previsão de ocorrer no próximo mês de março. Eles também conversaram sobre o Programa Indústria Viva, que despertou grande interesse do BNDES, especialmente quanto ao tema inovação e à implantação dos Polos Regionais de Inovação, pelos quais o banco tem recursos para potencializar o desenvolvimento de regiões no interior cearense.
Posto Fiec/BNDES é referência - O Posto de Informações Fiec/BNDES completou, em novembro passado, 11 anos de funcionamento. Com o objetivo fundamental de auxiliar o empresário na tomada de decisão relacionada ao investimento com recursos adequados, o posto realizou em 2013 mais de 3.000 atendimentos, sendo 90% micro, pequenas e médias empresas, focando o setor produtivo cearense na capital e interior.
Com palestras itinerantes, em 2012 o Posto de Informações Fiec/BNDES conseguiu estar presente em 100% dos municípios cearenses, recebendo o título de primeiro Estado do norte e nordeste a ter pelo menos uma operação do BNDES em todo o seu território.
Comentários
Postar um comentário