O Ceará já inscreveu 478 participantes na II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II EXPOGEP), que será realizada em Brasília, de dois a seis de fevereiro, pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS). O quantitativo corresponde a cerca de 10% dos quase 3,8 mil participantes inscritos no evento até 21 de janeiro de 2014. Apenas o Distrito Federal supera o estado nordestino, com 676 inscritos até o momento.
Do total de 345 trabalhos aprovados pela Comissão Avaliadora da Mostra, 41 são do Ceará, ou seja, 11,9% dos selecionados. Dezesseis experiências cearenses serão apresentadas no formato oral e outras 25 no formato pôster. Além disso, 128 secretários municipais confirmaram presença II Acolhimento Nacional de Secretários de Saúde, que vai oferecer atendimento especializado aos gestores sobre os programas e sistemas do Governo Federal.
EXPOGEP – A II EXPOGEP acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e dará visibilidade e reconhecimento às experiências exitosas em gestão estratégica e participativa implementadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos seus 25 anos. A Segunda Mostra marcará também os 10 anos de Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP).
A meta é fomentar a produção de conhecimentos em Gestão Estratégica e Participativa no âmbito do SUS, promovendo o intercâmbio conhecimentos por meio da exposição oral e pôsteres de experiências e estudos, além da realização de oficinas e seminários entre Municípios, Estados, Governo Federal e parceiros nacionais e internacionais.
INTERNACIONAL – A II EXPOGEP vai ser marcada também por eventos internacionais que irão discutir e propor encaminhamentos a alguns dos maiores desafios dos sistemas de saúde em todo o mundo. Para discutir a articulação sistêmica, haverá a Oficina de Governança e Regionalização em Sistemas de Saúde.
PARCEIROS - São parceiros da II EXPOGEP a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS/Brasil), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Comentários
Postar um comentário