Uma Copa do Mundo para gerar oportunidades e mudar vidas. Ciente do potencial desse e de outros megaeventos que incrementarão a economia local, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa), firma contrato com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para a realização do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais.
A iniciativa tem como meta formar até 12 mil profissionais em 33 cursos em 2014. A cerimônia de assinatura do contrato ocorre às 9 horas, desta sexta-feira (29), no Auditório da Biblioteca da Unifor, com as participações do secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, e da reitora da Unifor, Fátima Veras.
Os cursos são idealizados pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor e abrangem as mais diversas áreas, como informática, línguas, auxiliar administrativo, dentre outras (confira lista completa abaixo). As aulas serão realizadas na própria estrutura da Unifor e ministradas por professores da instituição. O valor do contrato é de R$ 857.621,10.
Como se inscrever
As aulas começam no dia 6 de janeiro, com 12 cursos divididos em 34 turmas e um total de 1.122 vagas ofertadas. Os interessados devem preencher o formulário no site da Secopa (http://www.secopa.ce.gov.br/ copamais)* a partir desta sexta-feira. Depois, os inscritos deverão entregar a documentação para a coordenação do curso, entre os dias 9 e 12 de dezembro, na Unifor.
Vale esclarecer que aquele que não conseguir vaga para as aulas em janeiro, integrará uma lista de espera para as turmas seguintes ou também pode buscar uma segunda opção de curso. Os interessados precisam ter concluído o Ensino Fundamental. Há ainda cursos voltados para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, como também para aqueles com Ensino Superior completo.
“A Copa do Mundo contribui para o desenvolvimento estrutural, cultural, turístico, econômico e principalmente social do Ceará. Já tivemos um incremento do PIB maior do que a média nacional no segundo trimestre de 2013 e também batemos o recorde de empregos gerados no Estado durante a Copa das Confederações”, pontua o secretário Ferruccio Feitosa, lembrando a reconhecida hospitalidade local. “Mas queremos muito mais. Desejamos formar e qualificar nossos irmãos cearenses, e, com isso, potencializar as áreas do turismo, comércio e serviços. Construiremos um importante legado para as próximas gerações”, finaliza Ferruccio.
Cursos ofertados
01. Assistente administrativo
02. Auxiliar Administrativo
03. Auxiliar de Almoxarifado
04. Barman
05. Camareira em meios de hospedagem
06. Capacitação profissional em manicure e pedicure
07. Curso básico de agente do aeroporto
08. Curso básico de economia criativa – mosaico
09. Curso básico de espanhol para turismo e hotelaria
10. Curso básico de francês para turismo e hotelaria
11. Curso básico de guia de Turismo
12. Curso básico de inglês para turismo e hotelaria
13. Curso básico de marcenaria
14. Curso básico de primeiros socorros
15. Curso básico de recepcionista de eventos
16. Curso básico de secretariado
17. Curso básico de telemarketing
18. Curso básico para formação de garçom
19. Curso de auxiliar de eletricista
20. Curso de cosméticos artesanais
21. Curso de zelador
22. Formação de cumins
23. Formação de governanta
24. Higienização, manipulação, seleção e preparo dos alimentos
25. Informática básica
26. Libras
27. Logística empresarial e cadeia de suprimentos
28. Manutenção de computadores
29. Matemática básica e formação de custos
30. Organização de eventos
31. Portaria
32. Recepcionista em meios básicos de hospedagem
33. Técnicas de produção de saneantes e domissanitários
Lançamento do projeto CopaMais
Data: Sexta-feira (29)
Hora: 9 horas
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor (Avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Informações: 3477-3420
*O site estará disponível para inscrição a partir desta sexta-feira (29).
Informações à imprensa
Ciro Câmara e Danielle Campos
Comentários
Postar um comentário