O Estado do Ceará vai compartilhar sua exitosa experiência na condução da candidatura de Fortaleza como cidade-sede para a Copa do Mundo da FIFA™ no seminário "Transparência na Copa 2014 em Fortaleza: Como está esse jogo?", na manhã desta quinta-feira (24), no Auditório Luís Esteves (5º andar do edifício da Fiec).
O evento faz parte de uma série de 12 encontros públicos realizados pelo projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos, em cada uma das cidades-sede do Mundial. O secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, representa o governador Cid Gomes no encontro. Ele vai detalhar os motivos que levaram o Ceará a receber o melhor índice no quesito transparência em avaliação do próprio Instituto Ethos realizada no ano passado e divulgada em junho último.
Entre os objetivos do encontro está a ampliação do debate sobre transparência e integridade nas cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e dos Jogos Olímpicos de 2016 e o aumento do controle social e mobilização da população quanto aos grandes eventos no Brasil. Participam do seminário, além do secretário Ferruccio Feitosa, o chefe substituto da Controladoria Geral da União no Ceará, Leonino Gomes Rocha; e o diretor-geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Juraci Muniz Junior.
Ceará líder
A Organização Não-Governamental levantou critérios para balizar os 12 estados que possuem subsedes para o Mundial, na pesquisa divulgada em junho. O Ceará liderou o ranking com 65,22 pontos, seguido por Pernambuco (63,38), Minas Gerais (56,20), Bahia (47,77), Paraná (42,15), Rio Grande do Sul (32,62), Mato Grosso (30,81), Rio de Janeiro (30,33), São Paulo (24,52), Amazonas (16,21) e Rio Grande do Norte (15,74).
A pesquisa levou em consideração fatores como a facilidade de a população acessar informações sobre investimentos, remoções e prazo das obras e aditivos; o nível de atualização dos portais; ouvidorias; e realização de audiências públicas. Em uma escala que vai de zero a 100, mudando de nível de 20 em 20 pontos.
Esses questionamentos são traduzidos em 90 perguntas que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: Informação e Participação. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e o serviço de informação ao cidadão. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.
Transparência na Copa 2014 em Fortaleza: Como está esse jogo?
Local: Auditório Luís Esteves (5º andar - Fiec); Avenida Barão de Studart, 1980 - Aldeota
Data: 24/10/2013
Horário: 9h às 12h
Mais informações: www.jogoslimpos.org.br
Comentários
Postar um comentário