Em pronunciamento realizado hoje, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira relatou a expectativa da população cearense em razão do anúncio da presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre a licitação para instalação da Refinaria Premium II, que ocorrerá em abril do ano que vem. Esperada pelos cearenses há mais de 20 anos, como informou Eunício, sua construção foi projetada desde 2008, ainda no governo do ex-presidente Lula.
O senador cearense se mostrou confiante com o anúncio e disse esperar que a empresa cumpra o prazo estabelecido, já que o Ceará garantiu todas as demandas exigidas para o início da construção. “Ao longo desse processo, o Ceará aliou a obstinação à eficiência. Em outras palavras, fez o dever de casa e está pronto para receber a refinaria. Para tanto, doou à estatal uma área de 1.954 hectares e equacionou questões relacionadas à infraestrutura de abastecimento d’água, energia, sistemas viários e de transportes”, informou.
Eunício disse ainda que esse avanço foi resultado de grande luta política envolvendo todas as forças políticas do Estado, bancadas federal e estadual, tendo à frente o governador Cid Gomes.
Além de atender a uma demanda para aumento da capacidade de refino e ampliar a produção de petróleo nacional, a instalação da Refinaria do Ceará, como salientou Eunício, impulsionará o crescimento da economia do estado e do Nordeste, ajudando a combater as desigualdades regionais. “Ela desencadeará um ciclo virtuoso, fortalecendo a expansão das indústrias de máquinas e equipamentos e a geração de milhares de empregos indiretos no Ceará e em todo Nordeste”, disse.
O líder do PMDB destacou os 60 anos da Petrobrás, comemorado no último dia 3 de outubro, ao recordar a campanha para nacionalização da produção de petróleo, liderada pelo escritor Monteiro Lobato, e em seguida, a criação da Empresa através da assinatura da Lei, pelo então presidente Getúlio Vargas. Eunício ressaltou ainda os desafios superados pela empresa, as evoluções tecnológicas e suas metas para os próximos anos. (Assessoria de Imprensa).
Comentários
Postar um comentário