A Prefeitura de Fortaleza realizou hoje a segunda edição do Projeto “Abraça Fortaleza”. Depois do Bairro Vila Velha (Regional I), agora foi vez do Bairro Parque Genibaú (Regional V) receber as ações de ouvidoria e prestação de serviços públicos. A iniciativa, que atua como um canal de diálogo com a população atende as principais demandas nas diversas áreas da administração municipal. Em novembro o evento vai para Regional VI.
O prefeito Roberto Cláudio bastante abraçado pela população disse que ia voltar mais vezes no Genibáu para entregar melhorias.
As atividades são realizadas de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais, com foco nas necessidades de cada comunidade. "Sempre tenho dito que não se governa sozinho. É preciso estar próximo e ouvir a população para que possamos acertar nas políticas públicas, priorizando aquilo que efetivamente as pessoas avaliam como prioridade”, ressaltou Roberto Cláudio.
Durante o “Abraça Fortaleza”, o estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve como foco o Outubro Rosa. No local, além de profissionais e técnicos para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio de autoexame e mamografias. Foram distribuídos preservativos e panfletos educativos sobre AIDS e DSTs, bem como orientação sobre Dengue e saúde bucal.
Cidadania
A Secretaria de Cidadania esteve presente prestando os serviços através do Escritório Itinerante de Direitos Humanos da Coordenadoria de Promoção, orientação sobre Lei Maria da Penha e os serviços que se encontram a disposição das Mulheres de Fortaleza sob a orientação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Haverá ainda orientação sobre Direito do Consumidor, através do Procon Itinerante.
Trabalho
Na área da assistência social, a comunidade teve acesso ao Cadastro Único, com orientações, informações sobre os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de emissão de declaração de Número de Identificação Social (NIS) para acesso a benefícios.
No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), disponibilizou atendimento do Sine, com intermediação de mão de obra, encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação para seguro desemprego. Haverá ainda workshop sobre orientação profissional e emissão de documentos.
Quem esteve no Campo do Sevilha teve gratuitamente orientação para o microcrédito, formalização do Microempreendedor Individual (retirada do CNPJ), informações sobre os Direitos do Empreendedor (INSS) e inscrição para curso de capacitação em gestão de negócios.
Programação infantil
Em alusão ao Dia das Crianças, também integrou a programação deste sábado a Segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará, parte integrante do projeto Estrela Criança, realizado por meio do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal da Educação (SME).
A mostra visa a proporcionar o contato dos menores com uma produção audiovisual alternativa. A diversão também estave garantida através de uma oficina de pipas. As crianças aprenderam a fazer o brinquedo.
A SME aproveitou a oportunidade para apresentar o novo fardamento das escolas da rede municipal, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, além do novo cardápio da alimentação. Além disso, as crianças do Parque Genibaú participaram de oficinas de leitura e atividades de pintura e arte, terão acesso a uma brinquedoteca e contação de histórias. Para a criançada, houve exposição de animais do acervo do Zoológico Municipal Sargento Prata.
Distribuição de abraços
Durante o “Abraça Fortaleza”, pessoas caracterizadas de palhaços, com cartazes, distribuíram abraços ao público. Os jovens de oficinas de rádio e técnicas de reportagem do Cuca fizeram entrevistas por meio do projeto Repórter Cuca. Também teve apresentação de bandas de rap e hip-hop.
Meio ambiente
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) participou do “Abraça Fortaleza” promovendo as seguintes ações: coleta de óleo de cozinha e gorduras residuais (OGRs), realização de jogos educativos, orientações sobre educação ambiental e os programas Adoção de Praças e Áreas Verdes e Águas da Cidade.
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) esteve em contato direto com a população. O Departamento Técnico de Urbanização (DTU) distribuiu 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies. Também foramo doadas mudas medicinais, como chambá, alecrim, malva santa, manjericão e cidreira. Quem recebeu a doação levou um panfleto com as informações sobre o cultivo adequado da planta.
Trânsito e Transporte Urbano
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) esteve com uma equipe realizando o credenciamento de estacionamento exclusivo para idosos e portadores de deficiência. Além disso, houve distribuição de panfletos educativos e a presença de uma equipe da AMC nos Bairros, que recebe solicitações da população relativas, por exemplo, a implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus, disponibilizou uma unidade móvel do Bilhete Único.
Iluminação Pública e Conservação de Vias
Técnicos da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública e técnicos da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas foram ao local para receber as solicitações da comunidade do Genibaú com relação a vias que necessitem de melhoria de iluminação ou da operação tapa-buraco.
Comentários
Postar um comentário